Iasep reforça segurança dos segurados com a implantação da biometria e realiza mutirão estratégico em Belém
A medida vai modernizar o atendimento e reforçar a proteção aos beneficiários do plano de assistência à saúde, promovendo maior eficiência nos serviços prestados
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) tem avançado na implantação do sistema de biometria, que irá abranger a rede credenciada em todo o Estado. A medida vai modernizar o atendimento e reforçar a proteção aos beneficiários do plano de assistência à saúde. A iniciativa visa realizar o cadastro de segurados e dependentes, promovendo maior eficiência nos serviços prestados.
Segundo a presidente do instituto, Josynélia Tavares Raiol, a adesão ao sistema é fundamental para fortalecer a rede e representa um avanço no gerenciamento do plano. "A biometria é essencial para garantir mais segurança e agilidade no atendimento dos nossos beneficiários. Estamos, inclusive, realizando mutirões para facilitar o acesso e permitir que todos possam regularizar sua situação junto ao Iasep", afirmou Raiol.
Números da biometria - Em Belém, onde cerca de 120 mil segurados devem realizar o cadastro, 72.024 já haviam feito a biometria até abril de 2025, o equivalente a 60% do total. Outros 47.976, porém, perderam o prazo inicial (40%).
Após a reabertura do processo, entre maio e setembro, mais 24.624 beneficiários regularizaram sua situação. Hoje, restam ainda 23.352 segurados, ou 19,5%, que precisam concluir o procedimento na capital.
Na prática, o sistema já demonstra resultados: entre 1º de junho e 10 de setembro, 25.736 segurados foram atendidos via biometria, totalizando 77.068 validações no serviço.
Mutirão como estratégia - Para ampliar a cobertura, o Iasep promove um mutirão de biometria nos próximos três sábados de setembro (13, 20 e 27), sempre das 8h às 12h, na sede do instituto, em Belém. A ação busca alcançar os segurados que ainda não realizaram o cadastro e garantir que ninguém tenha seus serviços interrompidos.
A expectativa é que até julho de 2026, 100% dos segurados e dependentes em todo o Pará estejam cadastrados. O plano prevê ações regionais em todas as 12 regiões integradoras do Estado, aproximando o serviço de quem vive fora da capital.
Segurança em primeiro lugar - Para os beneficiários, a novidade traz mais tranquilidade. "Eu achei ótimo. Agora tenho certeza de que ninguém vai usar meu plano sem minha autorização. O cadastro foi rápido e fácil", contou Maria das Dores Silva, servidora pública há 15 anos.
"Gostei bastante da modernização. Com a biometria, o atendimento ficou mais ágil e me sinto mais seguro sabendo que meu acesso está protegido", disse Carlos Henrique Matos, policial civil.
Serviço
Evento: 2ª Ação de Mutirões da Biometria
Local: Sede Almirante Barroso — Av. Almirante Barroso, nº 256, Belém
Datas: 13, 20 e 27 de setembro (sábados)
Horário: 08h às 12h
Locais e horários de cadastramento:
• Iasep Almirante Barroso: Av. Almirante Barroso, 256, entre Trav. Antônio Baena e Al. Moreira da Costa (segunda a sexta, 8h às 14h);
• Iasep João Paulo II: Av. João Paulo II, 277, entre Trav. do Chaco e Trav. Curuzu (segunda a sexta, 8h às 14h);
• Estação Cidadania Shopping Pátio Belém: Tv. Padre Eutíquio, 1078, Batista Campos (segunda a sexta, 10h às 15h);
• Estação Cidadania Shopping Bosque Grão Pará: Av. Centenário, 1052, Val-de-Cans (segunda a sexta, 10h às 16h);
• Estação Cidadania Shopping Metrópole Ananindeua: BR-316, 4.500, KM 04 (segunda a sexta, 10h às 14h30);
• Estação Cidadania Chapéu do Barata: Av. Gov. José Malcher, S/N, São Brás (segunda a sexta, 9h às 14h);
• Hospital Beneficente Portuguesa: Av. Generalíssimo Deodoro, 868, Umarizal (segunda a sexta, 8h às 17h);
• Hospital Porto Dias: Av. Alm. Barroso, 1454, Belém (segunda a sexta, 8h às 17h);
• Hospital Saúde da Mulher (HSM): Tv. do Chaco, 1406, Pedreira (segunda a sexta, 8h às 17h).
Documentário necessários:
Titular:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Carteirinha (Termo de adesão)
Dependente:
- RG
- CPF
- CPF (do titular quando não houver o cadastro)
- Termo de adesão do dependente
- Termo de adesão do titular (quando não houver o cadastro)
- Comprovante de residência