Agentes do Detran participam de formação de Motociclistas Batedores
Treinamento qualifica agentes para atuarem em operações de escolta de autoridades

Visando aprimorar a qualificação técnica e operacional dos agentes de fiscalização, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) acaba de capacitar mais dois agentes no Curso de Formação de Motociclistas Batedores, realizado no Espírito Santo (ES). Promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a capacitação formou 35 batedores treinados para atuar em operações de escolta de chefes de Estado e autoridades.
O curso de formação é um dos mais importantes do País pela qualidade e rigor do conteúdo e metodologia, e os servidores treinados pela PRF também vão atuar como multiplicadores para o restante da equipe nos próximos meses.
O motociclista batedor é especializado em escoltar autoridades e comboios, usando motocicletas para controlar o tráfego, garantir a segurança de deslocamentos e realizar reconhecimento em operações civis e militares de média e alta complexidade. A função requer alta habilidade na condução de motocicletas, daí a necessidade de treinamento específico.

A capacitação teve carga horária de 192 horas-aula distribuídas em cinco semanas, com predominância para as aulas práticas. Entre as disciplinas ministradas estão Direção Defensiva, Técnicas de Pilotagem, Mecânica Básica, Legislação de Trânsito, Pista de Maneabilidade, Doutrina de Motopoliciamento, Teoria de Escolta e Simulações de Escolta.
O curso da PRF contou com 38 policiais da corporação e os dois agentes de fiscalização do Detran-PA, Deninson Maia e Raul Braga. O coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, explica que a formação amplia a capacidade de atuação especializada do órgão, fortalecendo o emprego de motocicletas em patrulhamentos, escoltas e operações. “A partir desse curso, estaremos ainda mais preparados para fazer uso de motocicletas nas atividades de escolta de autoridades e patrulhamento rodoviário em todo o Estado”, frisou.
