Amanhã começa o III Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, com expectativa de 800 profissionais conectados no Pará
Simpósio vai acontecer de forma on-line e simultânea em cinco unidades de saúde pública: HRSP, Galileu e nas Policlínicas de Carajás, Metropolitana e Tucuruí

Amanhã (16) terá início o III Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, que acontece em formato online e simultâneo, reunindo cerca de 800 profissionais da saúde. O evento segue até o dia 17, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 17 de setembro.
"A qualidade e a segurança do paciente são pilares fundamentais da saúde pública. Quando fortalecemos essas práticas dentro das nossas unidades, garantimos não apenas eficiência, mas principalmente confiança, humanização e resultados melhores para a população que depende do SUS", afirma a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
A iniciativa é promovida pelas unidades de saúde do Governo do Pará, gerenciadas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A programação será compartilhada pelas cinco unidades sob gestão do ISSAA – Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), Policlínica Metropolitana, Policlínica de Marabá e Policlínica do Lago de Tucuruí –, reforçando a integração das equipes e o compromisso com um cuidado seguro, eficiente e humanizado.
O diretor administrativo do ISSAA, Rodrigo Moreira, destaca o valor estratégico do encontro: "Investir em qualidade e segurança do paciente significa investir em eficiência, confiança e humanização no SUS. O Simpósio permite discutir desafios, compartilhar soluções práticas e fortalecer a integração das unidades em rede. É um compromisso institucional com o cuidado de excelência", disse.
Produção científica em destaque - Um dos grandes diferenciais desta edição será a apresentação de 16 trabalhos desenvolvidos por colaboradores das unidades, divididos em quatro eixos temáticos que refletem os desafios e avanços na saúde pública.

Serão cinco horas de apresentações, com 15 minutos dedicados a cada projeto, contemplando áreas de Transformação digital e inovação, modernizando processos hospitalares; Eficiência operacional e segurança cirúrgica, voltada para fluxos e jornadas do paciente; Processos clínico-assistenciais com valor e segurança, com foco em prevenção, humanização e qualificação do cuidado.
Além desses temas, os participantes terão acesso a assistir os trabalhos relacionados ao Ambiente, território e saúde: segurança além dos muros, conectando saberes tradicionais e sustentabilidade em saúde.

Tema - Com o tema "Segurança do Paciente e Sustentabilidade: Cuidado Responsável desde o Início", o simpósio segue a proposta global da OMS para 2025, que defende práticas de cuidado seguras e sustentáveis desde a primeira etapa do atendimento.
"O Simpósio é uma oportunidade estratégica para integrarmos as boas práticas em todas as unidades do ISSAA, fortalecendo a cultura de segurança do paciente. Segurança e sustentabilidade caminham juntas, e nossa missão é garantir que o cuidado seja responsável desde o início da jornada do paciente", finaliza Paula Narjara, gerente Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente do ISSAA.
Texto: Roberta Paraense