Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER
English Version

Delegação do Pará estreia com vitórias no segundo bloco dos Jogos da Juventude

Com apoio do Governo do Estado, atletas iniciam competição nacional em Brasília com bons resultados no futsal, basquete e vôlei de praia

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
15/09/2025 23h40

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o segundo bloco da delegação paraense estreou com vitórias nos Jogos da Juventude, em Brasília (DF). Os resultados positivos vieram nas modalidades femininas de futsal, basquetebol e vôlei de praia, garantindo confiança para a sequência da competição, que segue até 25 de setembro.

Ao todo, o Pará conta com 61 atletas, entre homens e mulheres, distribuídos nas modalidades de basquetebol, futsal, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica). O evento, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne cerca de 4.700 jovens de 14 a 17 anos, representando todos os estados do país.

A atleta Ágatha Fernandez, 15 anos, estreou com vitória no basquete contra o Ceará, por 42 a 33, e comemorou o desempenho coletivo.

“Foi um jogo muito difícil e competitivo, mas conseguimos trabalhar bem em equipe e conquistar a vitória. É a minha primeira vez nos Jogos e estou achando incrível, ainda mais jogando contra meninas mais velhas e experientes. É uma oportunidade única”, destacou.

Iê Fernandez ao lado da filha Ágatha Fernandez

A mãe da atleta, a médica Iê Bentes Fernandez, acompanhou a partida e ressaltou a emoção de ver a filha representando o Estado.

“É um prazer enorme acompanhar a Ágatha nessa trajetória. Já são três anos de dedicação ao basquete e vê-la jogar em um evento dessa dimensão é muito gratificante. A equipe fez uma estreia brilhante”, afirmou.

Mocajubense comemora vitória no vôlei de praia

No vôlei de praia, a atleta paraense Ana Carolina, 16 anos, natural de Mocajuba, celebrou o triunfo sobre Roraima por 2 sets a 0.

“Estrear vencendo é muito especial. Esse resultado é fruto de muito esforço meu, da minha parceira e do técnico. Vamos seguir em busca da medalha, sempre jogando com dedicação e confiança”, disse.

No futsal feminino, a equipe encerrou o dia com vitória expressiva: 8 a 3 contra Roraima. Já entre os homens, os resultados não foram favoráveis: derrota no basquete para Pernambuco (69 a 52), no vôlei de praia para São Paulo (2 a 1) e no futsal para Roraima (5 a 4).

Na luta olímpica, os paraenses também entraram em ação. O destaque foi Enzo Santos, na categoria até 55kg, que chegou à disputa pelo terceiro lugar, terminando em quarto. A competição segue nesta terça-feira (17) com as lutas masculinas do estilo greco-romano e femininas do estilo livre.

O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância da competição para revelar novos talentos.

“Os Jogos da Juventude são a maior vitrine do esporte escolar no Brasil, revelando talentos e fortalecendo o futuro do esporte nacional. Ver o Pará conquistando vitórias já na estreia deste segundo bloco mostra o potencial da nossa juventude. O Governo do Pará, por meio da Seel, tem investido cada vez mais para garantir que nossos jovens atletas tenham condições de competir de igual para igual com todo o país”, afirmou.

O terceiro e último bloco da delegação paraense embarca no próximo dia 18, reunindo atletas de badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.