Conselho Estadual sobre Drogas planeja campanha educativa contra o tabagismo
Órgão, vinculado à Secretaria de Justiça (Seju), também organizou doação de kits de higiene pessoal para comunidades de apoio a dependentes químicos

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou reunião ordinária, na terça-feira (16), para planejar ações educativas contra o tabagismo e orientação sobre o funcionamento de comunidades terapêuticas. O encontro também avaliou o resultado das atividades realizadas durante a Semana Paraense de Prevenção ao Uso de Drogas.
Os conselheiros avaliaram as recentes fiscalizações em comunidades terapêuticas, voltadas ao apoio à recuperação de dependentes químicos, e as ações realizadas por integrantes da rede de prevenção às drogas. Foi deliberado que o Conselho deve emitir nota técnica reforçando algumas normas às comunidades, principalmente sobre a proibição de acolhimento de pessoas menores de idade.

Sobre a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, a vice-presidente do Coned e ouvidora da Seju, Cimara Vidal, destacou a colaboração de diferentes órgãos do governo estadual. Ressaltou também que conseguiram a doação de materiais de higiene pessoal, organizados em 200 kits que serão doados a comunidades terapêuticas em diferentes regiões do estado. “Essa mobilização é importante para mostrar que, além das ações de prevenção, é preciso também observar o papel solidário da rede de apoio”, afirmou.
Durante a reunião, a diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, destacou que a programação da Semana Paraense alcançou mais de 4,5 mil pessoas este ano, além de articular ações com entidades estaduais e federais na prevenção às drogas. O Conselho deliberou ainda sobre o planejamento de ações preventivas contra o tabagismo, especialmente pelo cigarro eletrônico, durante o período da COP 30, onde é esperado grande fluxo de pessoas na Grande Belém.