Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO
English Version

Hemopa Santarém leva estrutura de coleta de sangue e mobiliza Juruti em campanha solidária

Meta de 200 bolsas pode garantir até 800 transfusões e mobilizou instituições, estudantes e comunidade em Juruti

Por Aline Seabra (HEMOPA)
18/09/2025 14h49

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio do Hemocentro Regional de Santarém (HRSAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, promoveu nos dias 17 e 18 de setembro uma campanha de doação de sangue no município. 

A estrutura para atendimento dos voluntários foi montada especialmente para a ação, com sala exclusiva de coleta que garantiu conforto e segurança aos doadores. A meta é de 200 bolsas de sangue, quantidade suficiente para possibilitar até 800 transfusões na rede de saúde. Só no primeiro dia, foram coletadas 100 bolsas, com a expectativa de repetir o resultado no dia seguinte e alcançar o objetivo.

A iniciativa integra o projeto de Descentralização da Região Oeste do Pará, desenvolvido pelo Hemopa para ampliar o acesso da população do interior à doação de sangue e fortalecer o abastecimento da hemorrede estadual. O HRSAN é o único hemocentro da região e atende 22 municípios, abastecendo hospitais públicos e privados.

A programação também fez parte do Projeto Sairé do HRSAN e incluiu a solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito 2025, reunindo órgãos como a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC).

A campanha contou ainda com a participação de alunas do curso de Enfermagem da Escola Master, que doaram sangue, e da secretária municipal de Saúde de Juruti, Alynne Coutinho, que acompanhou as atividades.

Para a doadora Fabiola do Vale, a experiência foi marcante. “É a primeira vez que eu doo sangue. Nunca tinha tido a oportunidade, mas agora achei importante participar. Tenho um amigo em Santarém precisando de sangue e me senti tocada a vir doar. Quero continuar ajudando sempre que puder”, relatou.

O coordenador da campanha e enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, Roberto Figueira, destacou a mobilização conjunta. “Fizemos uma ampla divulgação com apoio das empresas, comerciantes e postos de saúde, além da rádio local, para alcançar também as comunidades do interior. Nossa expectativa é superar a meta de 200 bolsas e garantir que todos possam doar com tranquilidade”, afirmou.

A assistente social do Hemocentro Regional de Santarém, Rejane Dias, ressaltou o alcance regional da iniciativa. “O Hemopa Santarém realizou a campanha em Juruti como parte do Projeto de Descentralização da Região Oeste do Pará, que já contempla quatro municípios. O setor de captação fez um trabalho intenso de divulgação e conseguimos garantir um fluxo de 120 pessoas ao dia. A doação é um ato de generosidade que salva vidas e deve ser entendida como política pública de saúde”, enfatizou.

Serviço - A campanha reforçou a importância da parceria entre o Hemopa, a gestão municipal e diversas instituições, unindo esforços para estimular a solidariedade e ampliar o acesso à doação de sangue no interior do Estado. O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 municípios das regiões de Integração do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, abastecendo agências transfusionais e unidades de saúde no Oeste do Estado. Fica localizado na Avenida Frei Vicente, n° 696, entre as Alameda 30 e 31, bairro Aeroporto Velho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.