Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO TÉCNICO
English Version

Sectet celebra formatura de 132 alunos da rede técnica em Vigia, no nordeste paraense

Alunos concluem cursos de Agente Comunitário de Saúde, Segurança do Trabalho, Informática e Vigilância em Saúde na EETEPA de Vigia de Nazaré

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
19/09/2025 08h57
Alunos celebram a conquista da formatura na Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará, em Vigia, vinculada à Sectet

Familiares, amigos e professores se reuniram no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na quinta-feira (18), em Vigia de Nazaré, para celebrar a formatura de 132 alunos da unidade local da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet).

A professora Lidiane Sarmento, diretora da unidade escolar, destacou o significado da formatura e o papel da escola na comunidade. “É um orgulho ver cada estudante concluir sua formação. Aqui na EETEPA Vigia, nosso objetivo vai além do ensino técnico, queremos formar cidadãos preparados para enfrentar desafios, contribuir com suas famílias e transformar a comunidade em que vivem. Cada conquista dos nossos alunos é também uma vitória para a cidade e para todos que acreditam na educação como caminho para o futuro”, ressalta.

EETEPA de Vigia qualifica jovens e adultos, a partir de cursos técnicos que preparam os estudantes para o mercado de trabalho

Entre os formandos, 52 se graduaram no curso de Agente Comunitário de Saúde, 28 alunos concluíram o curso de Segurança do Trabalho, 29 em Informática e 23 em Vigilância em Saúde.

Para muitos estudantes, a experiência na EETEPA foi transformadora. “No início tudo era novo, mas logo percebi que o curso traz lições que vão além do ambiente profissional. Aprendi a enxergar a segurança como parte essencial da vida, dentro e fora de casa", disse ele.

Renan Sthefany se formou em Segurança do Trabalho: "Agora, é levar esse conhecimento para o mercado de trabalho"

"Essa experiência me transformou e agora sigo com a expectativa de levar esse conhecimento para o mercado de trabalho”, ressalta o formando de Segurança do Trabalho, Renan Sthefany.

Mais de uma década de história 
Há mais de dez anos, a EETEPA de Vigia transforma a vida de jovens e adultos, oferecendo cursos técnicos que preparam os estudantes para o mercado de trabalho e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Rafaela Ataíde celebra a formatura no curso de Vigilância em Saúde: "Esta formação abriu novos caminhos", destacou ela.

Para Rafaela Ataíde, do curso de Vigilância em Saúde, essa transformação é real e impacta diretamente sua trajetória. “Estar na EETEPA me permitiu adquirir conhecimentos e habilidades que vão muito além da sala de aula. Hoje me sinto preparada para enfrentar os desafios profissionais e contribuir de forma efetiva para a saúde e o bem-estar da comunidade em que vivo. Esta formação abriu novos caminhos, trouxe confiança e mostrou que, com esforço e comprometimento, podemos transformar nossas vidas e também impactar positivamente as pessoas ao nosso redor”, destaca a profissional.

Educação profissional que transforma vidas

As Escolas Estaduais de Ensino Técnico do Pará têm como missão oferecer ensino técnico de qualidade, com formação prática que capacita os estudantes para atuar em diferentes áreas profissionais. 

Na avaliação do diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Berg, a preparação vai além do aprendizado acadêmico. “Cada unidade busca oferecer uma formação completa, com infraestrutura adequada e acompanhamento pedagógico de excelência. A EETEPA de Vigia de Nazaré é um exemplo de como a educação profissional pode abrir caminhos reais no mercado de trabalho e gerar oportunidades concretas para a comunidade”, ressalta.

A profissionalização oferecida pelas EETEPAs tem impacto positivo na vida dos alunos e na comunidade local. Ao qualificar a mão de obra, os cursos fortalecem a economia do município, aumentam a empregabilidade e incentivam novos empreendimentos. Além disso, promovem inclusão social e oferecem oportunidades a quem busca crescimento profissional e autonomia financeira.

O secretário Victor Dias, titular da Sectet, ressaltou a relevância da rede de EETEPAs para o desenvolvimento do estado e o futuro dos estudantes. “Investir nas EETEPAs é investir no futuro do Pará. Cada formando que conclui um curso técnico sai preparado para transformar sua própria vida e também contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade. Nosso objetivo é oferecer educação de qualidade, gerar oportunidades e fortalecer o crescimento social e econômico em todo o estado”, conclui.