Judô garante medalha de bronze para o Pará, nos Jogos da Juventude Caixa
O atleta Ravi Botega, de 15 anos, garantiu a medalha na categoria de até 55 kg, após vencer a disputa contra o representante do Estado do Maranhão

Neste domingo (21), o Pará voltou ao pódio dos Jogos da Juventude Caixa. O atleta Ravi Botega, de 15 anos, garantiu a medalha de bronze na categoria de até 55 kg do judô, após vencer a disputa contra o representante do Maranhão.

Antes da cerimônia de premiação, os atletas participaram de um bate-papo com o embaixador dos Jogos, o jogador de voleibol Bruninho Rezende, medalhista olímpico, que compartilhou sua trajetória no esporte e deixou uma mensagem de incentivo aos jovens.
O Pará está sendo representado neste terceiro e último bloco – iniciado neste domingo (21) – nas modalidades de badminton, taekwondo, judô, vôlei e handebol. A competição segue até o dia 25 deste mês.

O atleta Ravi Botega destacou a conquista. “Estou levando essa medalha para o meu Estado, para a minha família e minha academia, que sempre me ajudam muito e torceram muito por mim nesse dia de hoje. E eu só tenho a agradecer por ter conseguido essa medalha. Treinei muito. Eu esperava, porque treinei todos os dias, várias vezes no dia, e acho que cada treino valeu a pena”, disse o judoca.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou a importância do resultado para o judô e para o esporte paraense: “Essa conquista do Ravi mostra que o Pará está revelando talentos e tem potencial para crescer ainda mais no cenário nacional. Cada medalha é fruto de muito esforço, mas também do apoio que o governo do Estado, por meio da Seel, tem dado ao esporte. Isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar investindo para que mais jovens possam alcançar seus sonhos”, afirmou.
O treinador Pedro Garcia ressaltou o grau de dificuldade da competição. “A gente tem que entender que essa competição é uma das mais fortes da categoria. Trouxemos uma equipe de 15 atletas e hoje as categorias mais leves participaram. Tivemos três atletas disputando medalha e conquistamos uma. Acho muito grandioso sair daqui, no primeiro dia de competição, com um pódio. Amanhã tem mais disputas, e acredito que o judô ainda vai buscar resultados positivos para o nosso Estado”, disse o técnico.

Até agora, o Pará soma sete medalhas conquistadas:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: bronze na categoria até 55 kg, com Ravi Botega.
No quadro geral de medalhas, o Pará ocupa a 22ª colocação.