Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFLORESTAMENTO
English Version

Ideflor-Bio entrega viveiro de mudas em parceria com a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica

O equipamento permitirá o preparo de mudas para recuperação de áreas onde houve retirada de vegetação para abertura de pistas de pouso pelo órgão da aviação civil

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
22/09/2025 20h57

Mais de 15 mil mudas poderão ser produzidas anualmente a partir do viveiro entregue, nesta segunda-feira (22), pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), em Belém. O equipamento permitirá o preparo de mudas, que serão utilizadas na recuperação de áreas onde houve supressão de vegetação para abertura de pistas de pouso pelo órgão da aviação civil.

A estrutura foi entregue pelo presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, juntamente com o vice-presidente da Comara, coronel-aviador Antonio Carlos Neves Trigueiro, reforçando o compromisso conjunto com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Também esteve presente o titular da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), Vicente Neto.

Nilson Pinto destacou que a colaboração com a Comara é um exemplo claro de responsabilidade socioambiental e em prol do futuro da floresta. “Com capacidade para produzir até 15 mil mudas por ano, o viveiro vai impulsionar ações de reflorestamento, restauração ecológica e arborização comunitária, fortalecendo a autonomia da Comara em projetos que cuidam da Amazônia”, enfatizou.

Nilson Pinto: produção de até 15 mil mudas por ano

Capacitação e montagem dos viveiros - De acordo com a engenheira agrônoma e gerente de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos Florestais, Laura Dias, a implantação do espaço será importante para o restauro da vegetação durante a abertura de pistas de pouso pela Comara. “O objetivo desse viveiro é assegurar a produção de mudas de maneira perene, para que a Comara possa recuperar áreas degradadas na Amazônia”, informou.

Na semana passada, uma equipe da DDF e membros da Comara montaram os viveiros. Além disso, foi realizada uma oficina de capacitação para produção de mudas, a fim de manter o equipamento abastecido de espécies.

Laura Dias ressaltou, ainda, a importância da parceria entre o Ideflor-Bio e a Comara na instalação do viveiro. “Com esse equipamento, a Comara vai estar contribuindo não apenas para atingir os seus objetivos, mas também na recuperação de áreas degradadas na Amazônia”, acrescentou.

Texto em colaboração com Sinval Farias - Ascom/Ideflor-Bio