Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Policlínica Lago de Tucuruí promove ação pelo Setembro Amarelo no setor de hemodiálise

Atividade “Divertida Mente” levou mensagens de afeto e reflexão sobre emoções a pacientes em tratamento, fortalecendo vínculos e autoestima

Por Governo do Pará (SECOM)
23/09/2025 11h01
Equipe da Policlínica Lago de Tucuruí envolveu pacientes na ação lúdica 'Divertida Mente' no setor de hemodiálise

Ao longo do mês de setembro, a Policlínica Lago de Tucuruí vem promovendo diversas ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo alertar sobre a prevenção ao suicídio e reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.

Uma das iniciativas foi a atividade “Divertida Mente”, realizada no setor de hemodiálise, esta manhã. A ação foi idealizada pela psicóloga Jordana Ferreira, pelas assistentes sociais Eleide Gonçalves e Lilian Figueiredo, e pela nutricionista Alynny Rayla, com o apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico e demais profissionais da unidade.

A paciente Maria da Luz avaliou aprovou as brincadeiras: “Anima o paciente, é mais uma força, um incentivo que vocês dão".

De forma lúdica, a atividade estimulou a compreensão das emoções e valorizou o acolhimento como parte essencial da promoção da saúde mental. Para tornar o momento ainda mais especial, foram reproduzidos áudios gravados por familiares dos pacientes, com mensagens de carinho, motivação e esperança, fortalecendo vínculos afetivos e a autoestima.

A diretora da unidade, Léia Sandim, destacou a relevância da campanha e o engajamento da equipe multiprofissional: “O Setembro Amarelo é um momento de sensibilização para toda a sociedade. Nossa equipe tem se dedicado a desenvolver atividades que tragam leveza, escuta e incentivo à vida, reafirmando o compromisso da Policlínica com a saúde integral dos pacientes.”

A iniciativa também foi elogiada pelos usuários. A paciente Maria da Luz avaliou a experiência como motivadora. “Foi muito boa a ação, gosto muito desses eventos. Anima o paciente, é mais uma força, mais um incentivo que vocês estão dando. E para os acompanhantes também. Isso motiva a participar das rodas de conversa e a se comunicar com a equipe. Amei. Quem promoveu o evento está de parabéns, continuem.”

Já o paciente Francisco Alves de Moraes ressaltou a emoção proporcionada pela atividade. “Essa ação e todas as ações que a hemodiálise realiza são ótimas e necessárias, fiquei bastante emocionado hoje. A equipe está de parabéns por idealizar e realizar esse momento.”

As programações do Setembro Amarelo seguem ao longo de todo o mês na Policlínica Lago de Tucuruí, reforçando a mensagem de valorização da vida e de cuidado com a saúde mental.

Atendimentos
A Policlínica Lago de Tucuruí realiza 32 atendimentos semanais em psicologia, distribuídos entre terças, quartas e quintas-feiras. Para a psicóloga da unidade, Jordana da Silva Ferreira, a escuta ativa é um recurso essencial.“Ela dá ao paciente a chance de se sentir ouvido de verdade, acolhido e respeitado em sua dor, o que já reduz muito a sensação de solidão e desamparo.”

Esse cuidado é fortalecido pelo trabalho multiprofissional. “O sofrimento emocional costuma envolver diferentes dimensões da vida: enquanto o psicólogo oferece suporte emocional, o médico avalia condições clínicas, o enfermeiro acompanha sinais de alerta e o assistente social pode auxiliar em questões práticas e de apoio familiar. Essa integração torna o cuidado mais completo e efetivo, aumentando as chances de recuperação e bem-estar.”

A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA).

Texto de Roberta Paraense