Pará garante vaga nas semifinais do voleibol masculino e feminino nos Jogos da Juventude Caixa
Equipes paraenses seguem firmes na disputa nacional e ampliam chances de medalhas com apoio do Governo do Estado

As equipes de voleibol masculino e feminino do Pará garantiram, nesta terça-feira (23), vaga nas semifinais dos Jogos da Juventude Caixa. As partidas decisivas acontecem nesta quarta-feira (24), em Brasília, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
O time feminino venceu Tocantins por 2 sets a 0, encerrando a fase de grupos invicto, com três vitórias. Já a equipe masculina superou Roraima também por 2 sets a 0 e terminou a primeira fase com duas vitórias e uma derrota, liderando a chave.
Confrontos das semifinais - As semifinais estão marcadas para esta quarta-feira (24). O time feminino enfrentará a Paraíba às 9h15, no Ginásio do Comando Militar do Planalto – Vera Cruz. No mesmo dia, às 17h, a equipe masculina encara o Ceará, no Ginásio da Federação de Voleibol do Distrito Federal.
O atleta Kayo Rafael, 17 anos, celebrou a classificação destacando o empenho da equipe. “Primeiro quero parabenizar a equipe, acho que todo mundo está de parabéns. A gente veio um pouco desacreditado, porque não estávamos com o time completo treinando. Então é uma questão de superação mesmo, vir aqui, fazer bonito e chegar à semifinal. Agora o que vier é batalha”, afirmou.

O técnico Elinho Cunha ressaltou a dedicação dos atletas e a força dos dois elencos. “Foi um jogo difícil, principalmente no segundo set, mas os meninos souberam se superar e conquistar a vitória. Agora é foco total para a semifinal. A equipe feminina também fez uma grande campanha, com 9 pontos e invicta na classificação. Vamos buscar a final com muita concentração”, destacou.
Desempenho paraense
Com as duas equipes de voleibol entre as quatro melhores do torneio, o Pará amplia suas chances de conquistar medalhas. Até agora, o Estado soma oito medalhas: uma de ouro, uma de prata e seis de bronze, ocupando a 23ª colocação no quadro geral.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, enalteceu o desempenho da delegação e reforçou o compromisso do governo com o esporte de base. “Estamos felizes pela brilhante participação da nossa delegação nesta grande competição que são os Jogos da Juventude. Independentemente do resultado, só deles estarem aqui já é uma vitória. Sigamos firmes, dando todo apoio para esses jovens que são o futuro do esporte nacional e que certamente se tornarão cidadãos de bem, seja no esporte ou em outras áreas da vida”, disse o secretário.
Outras modalidades
As disputas seguem até o próximo dia 25. Algumas modalidades, como judô, taekwondo e badminton, já concluíram suas participações e retornaram a Belém. Já o handebol masculino e feminino ainda disputa partidas que definirão a permanência ou rebaixamento das equipes na divisão nacional.
Medalhas do Parános Jogos da Juventude Caixa:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: dois bronzes, com Ravi Botega (até 55 kg) e Cláudio Santos (-90 kg).