Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa Startup Pará destaca 20 projetos selecionados nas Maratonas de Inovação

As propostas, que seguem para a Etapa de Incubação, foram avaliadas segundo critérios de viabilidade técnica, impacto socioambiental e inovação, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
26/09/2025 18h39

As Maratonas de Inovação do Programa Startup Pará, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e Fundação Guamá, que administra o Parque, apresentaram resultados expressivos na área de inovação.

Com ações que ocorreram de agosto a setembro, o Projeto destacou as 20 melhores ideias, que agora avançam para a Etapa de Incubação, entre outubro e dezembro de 2025. Nesta fase, cada equipe receberá bolsas de R$ 3.200,00, via Fundação Guamá, além de acompanhamento contínuo para transformar protótipos em produtos mínimos viáveis (MVPs).

Durante as Maratonas foram selecionadas as 20 melhores ideias apresentadas

O suporte inclui mentorias em modelo de negócio, validação de mercado, impacto socioambiental e captação de investimentos e tecnologia, além de capacitações práticas em design thinking, prototipagem, pitch training e metodologias ágeis.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Victor Dias, o incentivo às novas ideias é estratégico para o desenvolvimento do Pará. “Cada iniciativa apresentada nas Maratonas de Inovação é mais do que um projeto; é uma oportunidade de transformar a realidade da nossa região. O Governo do Estado acredita no potencial da juventude empreendedora, e investe para que essas ideias saiam do papel, avancem para o mercado e gerem impacto real na vida das pessoas. Apoiar a inovação é apostar no futuro sustentável da Amazônia”, afirmou o titular da Sectet.

Interiorização - Realizadas nos municípios de Belém, Bragança, Santarém, Tucuruí e Parauapebas, as sete edições dos hackathons reuniram mais de 200 participantes ativos, que desenvolveram soluções voltadas a três eixos estratégicos: Bioeconomia & Biotecnologia, Cidades Inteligentes e Tecnologia com Inteligência Artificial.

Durante as etapas, equipes multidisciplinares passaram por processos intensivos de ideação, prototipagem e pitches, com suporte de metodologias ágeis, mentorias especializadas e infraestrutura completa. As propostas foram avaliadas segundo critérios de viabilidade técnica, impacto socioambiental e inovação, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Projetos selecionados - As 20 soluções selecionadas são: Aç(h)aí (Bragança); Agrogene, Bucará, Coqueiro, Eco Coco, Info + Saúde, Informa AI, Lumi, Olha a Coleta, Organo +, TáVago, VazãoTech, Ver-o-Move e Veridia (Belém); AquaCircular, AquaSmart e Iara Tech (Parauapebas); PlantaAi (Santarém), e EDU TUTOR PEI e SintetizaJuz (Tucuruí).

Entre os destaques estão iniciativas ligadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, biotecnologia aplicada à agricultura e saúde, mobilidade urbana inteligente e uso de IA para eficiência operacional e serviços públicos.

Segundo o coordenador do Programa, Renato Cortez, o próximo passo será decisivo para consolidar os projetos como negócios inovadores e de impacto. “O investimento em inovação é um investimento no futuro sustentável da Amazônia, conectando tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento regional. Essa oportunidade, mergulhando em aprendizado, conexões e experimentação, é mais do que um apoio financeiro. A bolsa funciona como uma alavanca para que os projetos avancem e tragam soluções inovadoras que movimentem a economia e transformem realidades locais”, destacou.

Cadastro e formalização - As equipes selecionadas serão contatadas e deverão apontar um membro líder, para que ele indique o responsável pelo recebimento da bolsa. A partir do contato, o líder preencherá o cadastro com os dados completos da equipe. Todas as equipes selecionadas também estarão envolvidas no Programa Impulso Amazônia, com acesso aos benefícios do PCT Guamá.

A etapa de incubação será concluída com a apresentação dos produtos/projetos em um pitch final para uma banca de especialistas e investidores, como forma de consolidar o Programa “Startup Pará” como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento da nova economia na região.

O resultado da seleção pode ser conferido no endereço eletrônico: startuppara.com.br

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet