Alunos quilombolas participam em Ananindeua de 'aulão' preparatório para vestibular
Iniciativa da Diretoria Regional de Ensino prepara candidatos quilombolas, indígenas e concluintes do Ensino Médio para os processos seletivos da UFPA e Uepa
A educação pública é fundamental para o desenvolvimento de diversas comunidades, como a iniciativa realizada neste sábado (27), pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a DRE 5 promoveu, no Quilombo do Abacatal, o "aulão" preparatório para alunos das escolas que pertencem à jurisdição da Diretoria, quilombolas e aqueles que concluíram o Ensino Médio regular.
O objetivo é preparar os candidatos para o Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), destinados a candidatos que já concluíram o Ensino Médio e alunos quilombolas ou indígenas.

Aprimoramento - O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, esteve presente ao "aulão" e conversou sobre a importância da ação para o fortalecimento da educação pública, beneficiando toda a comunidade escolar.
“Enquanto secretário de Educação, tenho buscado estar próximo da comunidade escolar e entender o dia a dia de cada região, cada comunidade, para que possamos, juntos, aprimorar a qualidade de ensino da rede pública do nosso Estado. Este 'aulão' preparatório representa o compromisso do poder público em garantir igualdade de oportunidades e valorização da identidade e da cultura quilombola”, ressaltou o titular da Seduc.

É o segundo sábado consecutivo que a Diretoria Regional realiza atividades no Quilombo do Abacatal. Hoje, participaram 18 candidatos, que receberam aulas de Legislação/Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa e Redação.