Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA PESSOA IDOSA
English Version

Centro de Inclusão e Reabilitação leva música e alegria a idosos com ação ‘Vô com Samba’

Atividade abriu a Semana da Pessoa Idosa no abrigo estadual Nosso Lar Socorro Gabriel, em Belém

Por Danielle Carvalho (CIIR)
29/09/2025 16h28
Exibição de vídeo apresentou os melhores momentos das atividades realizadas com os idosos no decorrer do ano

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) iniciou a semana com música, alegria e interação em um momento dedicado à valorização e acolhimento da pessoa idosa. Nesta segunda-feira (29), o setor de Arte e Cultura da instituição promoveu a ação “Vô com Samba” no abrigo estadual Nosso Lar Socorro Gabriel, localizado no bairro Maracangalha, em Belém. A atividade marcou a abertura da Semana da Pessoa Idosa, organizada pelo abrigo em alusão ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, data a ser celebrada no próximo dia 1º de outubro.

A atividade foi conduzida pelo professor de Música do CIIR, Marcos Mendonça, que levou um repertório de samba repleto de afetividade e nostalgia. A apresentação também contou com a colaboração de outros profissionais da instituição.

Segundo o professor Marcos, a proposta do “Vô com Samba” nasceu como uma forma de aproximar os colaboradores da música em um contexto descontraído, mas ganhou força ao ser levado para o abrigo de idosos.

“O samba é nostálgico, ele remete à juventude, às esperanças, aos amores vividos. É uma forma de trazer alegria e de resgatar memórias afetivas. Foi muito gratificante sentir a receptividade dos idosos e poder partilhar com eles esse momento. Além de proporcionar felicidade, nós também nos sentimos felizes em poder contribuir com algo tão especial”, destacou o profissional.

Apresentação contou com a participação de diversos profissionais do CIIR

Durante a programação, os residentes tiveram acesso a diferentes momentos de valorização da memória e da expressão artística. Houve a exibição de um vídeo com os melhores registros das atividades realizadas ao longo do ano, além de uma declamação poética protagonizada por um dos idosos residentes e pela psicóloga e poeta paraense Ana Meireles, que atua no abrigo.

Para a responsável técnica da unidade, Aline Cordeiro, a parceria com o CIIR fortalece as ações realizadas junto aos idosos. “Hoje celebramos a abertura da Semana da Pessoa Idosa em parceria com o CIIR, que ao longo do ano vem desenvolvendo diversas atividades com os nossos residentes. Esta semana é muito importante porque buscamos valorizar o idoso, oferecer qualidade de vida, socialização e integração com a comunidade. É fundamental mostrar que eles não estão isolados, mas fazem parte da sociedade. O apoio do CIIR tem grande relevância, porque os idosos aguardam com expectativa essas visitas, que sempre trazem muita interação e alegria.”

A emoção também esteve presente nos depoimentos dos próprios idosos. Maria Félix, de 79 anos, que vive há dez meses no abrigo, destacou a alegria de participar da abertura da programação. “Eu achei muito especial essa atividade, porque trouxe animação para nós que vivemos aqui. Mesmo depois de um derrame, consegui dançar do meu jeito, e foi maravilhoso. Fiquei muito feliz, porque aqui a gente se sente em família. Minha mãe, meu pai e meus irmãos já se foram, mas tenho um irmão e, aqui, ganhei também amigos, companhia e acolhimento. Hoje foi um dia inesquecível”, afirmou a idosa.

Idosos celebram música, memória e diversão ao som do samba apresentado pelos profissionais do CIIR

Programação – A Semana da Pessoa Idosa no abrigo estadual inclui ainda uma programação diversificada, escolhida com a participação dos próprios residentes. Até sexta-feira, 3 de outubro, estão previstos jogos, passeios externos, momentos de oração e atividades culturais e recreativas, com o objetivo reforçar a convivência social, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da pessoa idosa como parte essencial da comunidade.

A presença do CIIR reforça o compromisso institucional com a promoção da saúde, da inclusão e do bem-estar, levando a música e a arte como ferramentas de transformação aos idosos assistidos pela instituição, que é mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Ações culturais promovidas pelo CIIR, como o “Vô com Samba”, demonstram que a valorização da pessoa idosa oferece experiências que resgatam memórias, criam laços e reforçam a dignidade de quem contribuiu com sua história de vida para a sociedade. As atividades são um convite a olhar para a pessoa idosa não apenas como parte de uma geração que merece respeito, mas também como indivíduos ativos, capazes de celebrar a vida em comunidade.

CIIR abre a Semana da Pessoa Idosa no abrigo com samba, alegria, afeto e memórias

Referência – O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.

Texto de Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)