Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Estado realiza mais de 9 mil atendimentos em quatro municípios, por meio do programa "Assistência por todo o Pará"

Foram contemplados os municípios de Santarém, Altamira, Benevides e Ipixuna do Pará, reforçando o compromisso do Estado com a proteção social e a garantia de direitos para a população em situação de vulnerabilidade

Por Luana Taveira (SEASTER)
29/09/2025 16h41

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), concluiu a ação “Assistência por todo o Pará”, realizada no mês de setembro, nos municípios de Santarém, Altamira, Benevides e Ipixuna do Pará. Ao todo, foram contabilizados 9.454 atendimentos, reforçando o compromisso do Estado com a proteção social e a garantia de direitos para a população em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços essenciais, como emissão de documentos, capacitações e oportunidades de emprego, para quem encontra-se em situação de vulnerabilidade ou aos que buscam qualificação, para ingressar no mercado de trabalho.

O governo do Pará, por meio da Seaster, atua de forma inclusiva, priorizando o bem-estar e a dignidade da população, além de investir constantemente em mecanismos que permitam alcançar os 144 municípios.

Dados

Em Santarém, foram realizados 3.075 atendimentos, com destaque para a emissão de documentos, entre Registro Geral (RG) e certidão de nascimento, que totalizaram 1.277 atendimentos. A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan) também ofertou cursos de manipulação de alimentos para feirantes e palestras sobre compostagem, hortas urbanas e agricultura familiar.

No município de Benevides, o programa alcançou a marca de 1.983 atendimentos. Entre eles, a Diretoria de Assistência Social (DAS) somou cerca de 523 atendimentos, incluindo orientação psicossocial, encaminhamentos para a rede socioassistencial, rodas de conversa sobre direitos sociais e ações de promoção da qualidade de vida. A atuação contemplou ainda pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e famílias em risco social, fortalecendo a articulação com a rede municipal.

Já em Altamira, 1.957 atendimentos foram concluídos, entre assistência social e qualificações. O destaque foi a atuação da Disan, que realizou 444 atendimentos, com a oferta de orientações sobre alimentação saudável, cadastro em programas de segurança alimentar e apoio ao banco de alimentos. As famílias participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foram assistidas. Houve ainda atividades de educação alimentar e nutricional, voltadas especialmente para mulheres chefes de família e idosos, ressaltando a importância da qualidade nutricional dos alimentos distribuídos.

Já em Ipixuna do Pará, foram registrados 2.021 atendimentos, em uma ação integrada entre as diretorias de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE), que promoveu oficinas de capacitação e inclusão produtiva, a Disan, que realizou atividades de segurança alimentar e distribuiu alimentos, a DAS, com o apoio de acolhimento psicossocial, e a DRCCP, com orientações sobre direitos sociais.

Com mais de 9 mil atendimentos, o ciclo de ações evidencia o esforço do governo do Pará em descentralizar serviços, fortalecer a rede socioassistencial e ampliar o acesso à cidadania em todas as regiões do Estado do Pará.

“Seguimos trabalhando sem medir esforços para que os 144 municípios sejam alcançados com as nossas ações, gerando mais emprego e renda, além de qualificação e cidadania, pois a nossa prioridade é esta, disponibilizar os serviços essenciais a todos, em prol de mais dignidade e desenvolvimento”, ressaltou Inocêncio Gasparim, titular da Seaster. 

Emprego

Ainda como parte do programa "Assistência por todo o Pará", ocorreram dois feirões de empregos em Santarém, voltados para o público LGBTQIAPN+ e público geral. Nas duas edições, foram realizados 418 atendimentos, com entrevistas para vagas de emprego, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho digital e encaminhamento para vaga de emprego.

*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster