Curso Integrado de Local de Crime reúne em Belém peritos de vários estados
No período de 29 de setembro a 3 de outubro, na sede da PCEPA, os participantes terão acesso a atividades fundamentais para o fortalecimento da Ciência Forense no Brasil
A VI Edição do Curso Integrado de Local de Crime com ênfase em Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Científica do Pará (PCEPA), foi aberta na manhã desta segunda-feira, na sede da PCEPA, em Belém, com a presença de autoridades.

O curso, que reúne 40 peritos criminais de todo o Brasil, sendo 10 do Pará e 30 de outras unidades da Federação, aborda conteúdos relevantes para a perícia criminal. Estiveram presentes na abertura a perita criminal e coordenadora de Modernização Tecnológica da SENASP Beatriz Figueiredo; o médico legista Hinton Barros, diretor-geral da Polícia Científica do Pará; a diretora do Instituto de Criminalística da PCEPA, Isabela Barreto; o coronel Sérgio Neves, comandante-geral da Polícia Militar, e a delegada Daniela dos Santos Oliveira, diretora da Acadepol, representando a Polícia Civil.

Temática - Durante o curso serão abordados Direitos Humanos, Balística Forense, Atividades laboratoriais, Entomologia aplicada a local de crime, Medicina Legal em local de crime, DNA aplicado a local de crime, Cadeia de custódia, Perícia papiloscópica, Informática Forense e Teoria e prática de local de crime.
"A integração entre diferentes áreas permite uma atuação mais precisa, célere e fundamentada, garantindo a produção da prova pericial com qualidade e confiabilidade. Um ponto importante deste curso é a interação com peritos de diferentes Estados, que enriquece o processo de capacitação por meio da troca de experiências, compartilhamento de metodologias e conhecimento de diferentes realidades e desafios enfrentados pelo País. Esse intercâmbio fortalece a rede pericial nacional, promove a padronização de boas práticas e cria laços de cooperação institucional que se refletem diretamente na eficiência da investigação criminal", explicou Isabela Barreto.

A diretora ressaltou também que o Curso de Local de Crime Integrado é uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da atuação pericial no Brasil.