Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em Marabá, Pró-Mulher Pará fortalece o enfrentamento a violência contra mulher com qualificação de profissionais

A qualificação reuniu agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Marabá, Gestores de educação do Estado e Município, Secretaria da Mulher e programa Escola mais forte

Por Roberta Meireles (SEGUP)
01/10/2025 21h28

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), realizou uma capacitação de agentes de segurança e rede de proteção sobre enfrentamento a violência contra a mulher no ambiente escolar direcionada a servidores da rede pública de segurança no município de Marabá, no sudeste do Estado, através do programa Pró-Mulher Pará, visando o fortalecimento da rede de proteção à mulheres em situação de vulnerabilidade. A programação foi realizada durante dois dias, na segunda-feira (29) e terça-feira (30), na Usina da Paz de Marabá. 

Ao todo, a programação reuniu 77 servidores ao longo dos 2 dias de qualificação e alinhamentos, articulando debates sobre o acolhimento humanizado e ferramentas de suporte à vítimas que se encontrem em situação de violência no ambiente escolar e no município, promovendo a integração entre as forças de segurança e agentes educacionais presentes, por meio da troca de conhecimento e vivências em suas respectivas áreas de atuação.

Para Ualame Machado, titular da Segup, a capacitação e revisitação para o acompanhamento das ações do programa, reforça o compromisso do sistema de segurança com a  prevenção do crime e a humanização do atendimento às vítimas que se encontram em estado de vulnerabilidade.

“Considerando toda a complexidade que envolve a violência contra a mulher, é essencial compreender que o atendimento especializado é fundamental tanto na prevenção quanto na repressão de ocorrências que envolvam as mulheres. Portanto, nós além de ampliarmos as ações do programa em várias regiões do estado, estamos voltando aos municípios que já tem o funcionamento das ações para avaliarmos o andamento e assim também  capacitarmos mais agentes e toda a rede de proteção, a fim de garantir um atendimento mais qualificado as vítimas”, retirou Ualame Machado. 

Lançado em 2022, o Pró-Mulher Pará tem como objetivo garantir a proteção e orientação de mulheres vítimas de violência doméstica, além da repressão ao crime. 

Para Sharon, Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, as palestras forneceram a oportunidade de compreender como funciona o ciclo de violência sofrido pelas mulheres e a importância da intervenção do Estado para garantir o cuidado adequado às vítimas. 

“A Revisitação da Equipe do Programa Pró-Mulher nos proporcionou um aprimoramento sobre a violência doméstica e suas as diversas formas de violência, além da excelente atuação do programa no Estado do Pará. Desta forma, pude me aprofundar no entendimento sobre o ciclo da violência, seus impactos na vida das vítimas e a importância do acolhimento.

As atividades em Marabá encerraram na última terça-feira, 30, com uma reunião final de alinhamento sobre o funcionamento do programa que foi implantado no município em abril de 2022, contando com a presença de servidores de órgãos de segurança pública do município que atuam nas ações de segurança.

Texto: Ariadne França e Rubens Alves (Ascom Segup)