Hospital Metropolitano apresenta protocolos de atendimento a vítimas de acidentes graves
Unidade referência em traumas graves reforça preparação e integração para emergências em saúde pública

Unidade referência na assistência de pessoas com média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, apresentou como funcionam os fluxos do primeiro atendimento, no evento de preparação e resposta a incidentes com múltiplas vítimas (IMV), promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
A programação ocorreu, na quarta-feira (1º), com a presença de representantes da saúde. A coordenadora do setor de pronto atendimento do HMUE, Mila Michele, foi a responsável por apresentar a rotina do HMUE, na palestra “Preparação Hospitalar para IMV”.
“Apresentamos o preparo do Hospital Metropolitano para o IMV, que foi estruturado a partir do Plano de Atendimento para incidente com múltiplas vítimas, incluindo treinamento interno com todos os setores, simulado de mesa e simulado prático. A iniciativa buscou testar as ações planejadas, desafiar a equipe treinada e possibilitar a reavaliação dos protocolos para futuros simulados ou situações reais, sempre com o objetivo de salvar o maior número possível de vidas e foi um sucesso”, destacou Mila Michele.

Também participaram do encontro o gerente de enfermagem da unidade, Romerito Margotti, e a supervisora de enfermagem, Karine Cristina, que reforçaram a importância do alinhamento entre as equipes multiprofissionais.
A ação integra um ciclo de atividades realizadas em Belém, que busca preparar Estados e Municípios para responder de forma cada vez mais eficiente e coordenada a emergências em saúde pública.
Reforço - Logo no primeiro semestre de 2025, o Hospital Metropolitano também promoveu um grande simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas, que testou a capacidade de resposta do sistema de saúde diante de situações críticas, como desastres ou acidentes de grandes proporções.
A atividade contou com a participação da Sespa, órgão responsável por coordenar as políticas de saúde no Pará, além do Ministério da Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros órgãos estratégicos.

O diretor executivo do HMUE, Marcelo Azevedo, destacou o compromisso da instituição em fortalecer a rede pública de saúde. “O Hospital Metropolitano atua de forma estratégica para garantir respostas rápidas no tratamento de pacientes internados diariamente. Estamos em constates treinamentos para situações de emergência e todo esse esforço é realizado em parceria com a Sespa, fortalecendo nosso papel no SUS no Pará e assegurando um cuidado cada vez mais resolutivo para a população”, afirmou.
Estrutura
Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.
Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos – entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais – foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios do Pará.