Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENFRENTAMENTO
English Version

Ação Curupira Mirim mobiliza mais de 5 mil pessoas em ações de proteção infantil no Pará

Iniciativa reforçou fiscalização e prevenção contra exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes durante o mês de setembro

Por André Macedo (SEGUP)
02/10/2025 12h27
Segup fez visitas técnicas a estabelecimentos comerciais e mobilizou a sociedade para a prevenção da violência contra crianças

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), intensificaram em setembro as ações de combate à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes. Entre os dias 1º e 30 de setembro, mais de cinco mil pessoas foram mobilizadas pela Operação Curupira Mirim, em 11 municípios paraenses.

Coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS/Segup), a iniciativa concentrou esforços no setor hoteleiro, portos, aeroportos, bares, restaurantes e serviços, promovendo ações de sensibilização e fiscalização para reforçar a proteção de crianças e adolescentes e ampliar a segurança. 

Polícia Civil fez a entrega de materiais informativos e orientou sobre a identificação e denúncias de crimes contra a infância

A operação envolveu 190 agentes, e 1.407 diligências e procedimentos policiais, incluindo boletins, medidas cautelares, medidas protetivas e inquéritos. Mais de 240 locais foram fiscalizados, 1.085 pessoas abordadas e seis vítimas atendidas. Além disso, foram realizadas 241 ações educativas, 191 atividades de panfletagem e 46 palestras.

O titular da Segup, Ualame Machado, ressalta os resultados do compromisso em salvaguardar a infância e a adolescência. “A Operação Curupira Mirim reforça a atuação do Governo do Pará na proteção de nossas crianças e adolescentes, especialmente neste período de preparação para a COP30. As ações de fiscalização e sensibilização realizadas pela Segup, por meio da DPS, impactaram positivamente o setor hoteleiro e conscientizaram a sociedade sobre a importância de combater a exploração sexual e o tráfico desse público. Seguiremos investindo em iniciativas como esta para garantir um ambiente seguro e acolhedor, reafirmando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população paraense”, destacou.

Ações educativas – Além da atuação ostensiva, a operação promoveu visitas técnicas a estabelecimentos comerciais, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre identificação e denúncia de situações de violência envolvendo crianças e adolescentes. O foco esteve em comunidades ribeirinhas e áreas de maior vulnerabilidade social, ampliando a proteção de direitos da infância e adolescência.

Sobre a ação – A Operação Curupira Mirim reuniu forças de segurança pública e entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Participaram: Polícia Militar (ações ostensivas), Polícia Civil (atividades judiciárias), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no Pará e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA).

As atividades integraram o conjunto de ações interinstitucionais para garantir a segurança e a proteção da população infantojuvenil durante a realização da COP30 em Belém.