Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Ophir Loyola inicia programação do Outubro Rosa com ênfase na prevenção e histórias de superação

Com palestras, ações educativas e momentos de emoção, o hospital reforça a importância do diagnóstico precoce e celebra vitórias na luta contra o câncer de mama

Por Brenna Godot (HOL)
02/10/2025 14h37
A campanha do Outubro Rosa é realizada em nível mundial e se dedica à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O Hospital Ophir Loyola, referência em oncologia no Pará, deu início nesta quarta-feira (1º) à programação do Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais do que um movimento simbólico, para o HOL essa é uma causa que traduz cuidado, responsabilidade e compromisso com a saúde das mulheres amazônidas.

HOL no evento: diretor-geral, Heraldo Pedreira; diretor de Ensino, Erick Pedreira; superintendente, Carlos Henrique e enfermeiro, Alzinei Simor

Para o diretor geral do HOL, Heraldo Pedreira, a prevenção continua sendo a principal arma contra o câncer de mama.  “A detecção precoce aumenta muito a chance de cura e reduz a necessidade de tratamentos agressivos. Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve realizar a mamografia regularmente, mesmo sem histórico familiar ou sintomas. Além disso, hábitos como atividade física, alimentação equilibrada e evitar o consumo de álcool também reduzem o risco. Nosso compromisso é incentivar a prevenção e garantir que cada paciente tenha acesso ao melhor cuidado possível”, ressalta.

Médica Mastologista Valéria Pantoja palestrando na campanha de abertura do Outubro Rosa

A médica mastologista e ginecologista Valéria Pantoja reforça que o Outubro Rosa também representa um elo entre ciência, cuidado e acolhimento: “Esse é um momento simbólico, em que pacientes, familiares e profissionais se sentem mais próximos. As ações do hospital criam um espaço de união e troca, resgatam autoestima e mostram que cada história é uma inspiração. A luta contra o câncer não é só clínica, é também emocional e social”.

Do lado social, a assistente social Mônica Vilhena explica que o serviço social atua para garantir dignidade e apoio integral. “Nós acolhemos cada paciente ouvindo suas angústias, orientando sobre direitos e benefícios sociais e mediando questões familiares. O impacto do câncer vai muito além da saúde, mexe com renda, transporte, alimentação e convívio social. Nosso trabalho é reduzir esses impactos e mostrar que elas não estão sozinhas”, frisou.

Voluntário Wilson Trindade, a Lilly Devero, sendo homenageado pelo Hospital pelo trabalho que faz há mais de dez anos no HOL

O voluntariado também se destacou na abertura da campanha. Homenageado por anos de dedicação, o voluntário Wilson Trindade (persona Lilly Devero) resumiu sua missão: “A grande motivação é semear algo maior do que a própria individualidade. Um gesto simples pode transformar uma vida. Quando cuidamos do paciente e da família, a humanização se torna uma forma de cura”. 

Entre os momentos mais emocionantes da programação, a paciente Nilvânia Ribeiro tocou o "Sino da Vitória", após vencer o câncer e deixou uma mensagem de esperança para outras mulheres que estão iniciando o tratamento. “Nunca deixem de acreditar em sua cura. Se fortaleçam na fé, acreditem nos profissionais que estão ao seu lado, se informem sobre a doença e sigam o tratamento à risca. Fases difíceis virão, mas tenham paciência e confiança: a tempestade vai passar”, orientou. 

Paciente Nilvânia Ribeiro tocou o "Sino da Vitória" pela sua remissão do câncer de mama

Campanhas e ações educativas internas

Durante todo o mês de outubro, o hospital estará mobilizado com uma série de campanhas educativas voltadas para funcionárias e colaboradores. Serão realizadas palestras, rodas de conversa e um ciclo de aulas dentro da instituição, abordando prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além da programação educativa, o HOL disponibilizará mamografias para funcionárias acima de 40 anos, como parte de um programa de rastreamento preventivo. Caso seja identificada alguma lesão suspeita, a paciente será submetida à biópsia e, se necessário, absorvida para tratamento dentro do próprio hospital, que conta com estrutura completa em oncologia.

Estrutura de tratamento e atualização científica

Casarão do Ophir Loyola iluminado na cor rosa, em alusão à campanha do Outubro Rosa

O Ophir Loyola oferece tratamento oncológico integral, com radioterapia, quimioterapia, cirurgia oncológica e acesso a drogas-alvo fornecidas pelo SUS. Todo esse cuidado é garantido por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, preparada para acompanhar cada etapa da jornada da paciente.

Mensalmente, o hospital realiza o tumor board de mama, encontro científico com mastologistas, oncologistas e radioterapeutas, que discutem os melhores protocolos e condutas para assegurar que cada paciente tenha acesso ao tratamento mais atualizado e eficaz.

Congresso Amazônico de Tumores Femininos

Como marco deste Outubro Rosa, o hospital promove o 1º Congresso Amazônico de Tumores Femininos, nos dias 30 e 31 de outubro. O evento terá um dia dedicado exclusivamente ao câncer de mama, com discussões sobre epidemiologia, novos tratamentos e políticas de acesso no SUS.

O segundo dia será voltado aos tumores ginecológicos, com ênfase no câncer de colo do útero, uma das doenças mais prevalentes na região. O congresso reunirá especialistas de todo o Brasil para debater práticas inovadoras e fortalecer o cuidado com a saúde da mulher amazônica.

Um hospital que se importa

Com campanhas educativas internas, rastreamento preventivo, estrutura de ponta e promoção científica, o Hospital Ophir Loyola reafirma neste Outubro Rosa que se importa com a prevenção, com suas funcionárias, com suas pacientes e com a população em geral.

O hospital se importa em prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar. O hospital se importa em educar e acolher. O hospital se importa em estar ao lado da mulher amazônica em todas as fases da sua jornada contra o câncer.