Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E ECONOMIA LIMPA
English Version

Triturador acelera envio de vidros para logística reversa e beneficia cooperativas

Equipamento entregue pela Semas garantiu um salto de qualidade à reciclagem e à economia circular dos cooperados em Igarapé-Açu

Por Jamille Leão (SEMAS)
04/10/2025 10h34
Triturador de vidro entregue pela Semas à cooperativa RessiclAssu em Igarapé-Açu otimizou a logística de envio do material à reciclagem e aumentou os ganhos dos cooperados

A política de fortalecimento da economia circular implementada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) já apresenta resultados concretos em municípios do Estado. O triturador entregue recentemente à Cooperativa ReciclAssu, em Igarapé-Açu, transformou a rotina dos cooperados e elevou a eficiência no envio de cargas de vidro para a logística reversa.

Antes, a montagem de uma carga com 30 toneladas de vidro levava até dois dias de trabalho. Com o novo equipamento, uma carga enviada recentemente pela ReciclAssu, com mais de 53 toneladas, foi montada em apenas 1h30. Até o momento, mais de 115 toneladas já foram destinadas corretamente para a logística reversa do vidro por meio da ReciclAssu, da cooperativa de reciclagem Concaves e de municípios vizinhos, em parceria com o Programa Glass is Good, da Associação Brasileira de Bebidas.

Além do triturador, a ReciclAssu recebeu outros equipamentos que consolidaram Igarapé-Açu como referência regional para a destinação ambientalmente adequada de resíduos, oferecendo suporte a municípios como Maracanã, Magalhães Barata, Terra Alta e São Francisco do Pará.

O secretário de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou que os equipamentos entregues fortalecem diretamente as cadeias locais da reciclagem.
“Esse resultado mostra que o investimento em equipamentos é decisivo para fortalecer a economia circular no Pará. Em Igarapé-Açu, vimos como o triturador reduziu drasticamente o tempo de carga do vidro, tornando o trabalho mais digno para os catadores e mais eficiente para as cooperativas. Esse é o caminho que queremos ampliar: garantir estrutura, gerar renda e assegurar que os resíduos tenham destinação ambientalmente correta, dentro de uma rede que integra municípios e fortalece a logística reversa em todo o estado”, afirmou.

Na logística reversa do vidro, triturador é fundamental para garantir um aproveitamento maior do insumo na economia circular

Eficiência - Carol Magalhães, presidente do Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável (Ideassu), parceiro da iniciativa, reforça o impacto da ação. “O triturador de vidro recebido pela ReciclAssu, por meio da Semas em maio deste ano, otimizou muito o trabalho dos cooperados. Essa eficiência mostra como os equipamentos têm mudado a realidade das cooperativas e fortalecido a gestão sustentável dos resíduos no território”, destacou.

Nesta semana, a ReciclAssu emprestou temporariamente o triturador para apoiar a Cooperativa de Catadores de Castanhal (Coopenorte), que está em fase de preparação para receber seu próprio equipamento, também por meio da Semas. Os cooperados da Coopenorte já começaram a triturar cerca de 30 toneladas que estavam estocadas no galpão, com estimativa de envio de aproximadamente 40 toneladas de vidro para a indústria vidreira, garantindo que as embalagens retornem ao ciclo produtivo.