Hospital Jean Bitar completa 14 anos com 3 milhões de atendimentos em Belém
Unidade hospitalar da rede pública estadual também se orgulha de ter o índice de cerca de 90% de satisfação dos usuários

Um clima de confraternização marcou, na tarde de sexta-feira (3), a solenidade comemorativa de 14 anos do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém. O evento reuniu dezenas de pessoas, entre usuários, acompanhantes, colaboradores e parceiros, que celebraram os mais de três milhões de atendimentos e cerca de 90% de satisfação dos usuários, além de outros resultados, conquistas e avanços, que consolidam a unidade hospitalar como referência na rede pública de saúde do Pará.
A programação contou com apresentação de dados de atendimentos gastrointestinais e dos tratamentos de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para as cirurgias bariátricas e otorrinolaringológicas, além do atendimento a usuários transgêneros, que alcançou a marca de 3.193.058 milhão de atendimentos com a celebração de 89,29% do índice de satisfação de seus usuários no Pará.

Para a secretária de Estado de Saúde Pública do Pará, Ivete Vaz, celebrar os 14 anos do Hospital Jean Bitar é reconhecer o impacto transformador que uma gestão pública comprometida pode ter na vida das pessoas.
“Com mais de 3 milhões de atendimentos e quase 90% de aprovação dos usuários, o HJB é exemplo de cuidado humanizado, inovação e excelência. A atenção à saúde da população, os avanços no tratamento da obesidade e doenças metabólicas, além do reconhecimento nacional em qualidade e sustentabilidade, mostram que estamos no caminho certo. Reafirmamos o compromisso do Governo do Pará e da Sespa em fortalecer cada vez mais a rede de saúde pública do nosso Estado”, disse a secretária estadual.

Entre os beneficiados pelo atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS), está a auxiliar administrativo Thainá Damasceno Quaresma, que aos 36 anos, procurou o Programa de Cirurgia Bariátrica, em 2021, quando pesava 134 kg. Ela relata que vivia constrangimentos em espaços públicos, dificuldade de mobilidade, dores na coluna e impacto na convivência com os filhos.
Após a cirurgia, ela perdeu 53 kg e hoje pesa 68 kg. A partir de então, Thainá adotou uma rotina ativa, com musculação cinco vezes por semana e corrida de rua. “Tenho uma nova vida. Ganhei uma nova chance”, resume, ao destacar que atualmente seu novo estilo de vida inspira seus filhos e amigos.

Outra trajetória de superação é vivida por Olívia Judá Pethrova dos Santos Pinto, mulher trans, que está há seis meses em atendimento no HJB., onde segue protocolo com a equipe de cirurgia plástica para realização de mamoplastia. Ela chegou ao hospital, por meio do Projeto Casulo, em Belém, responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de pessoas transexuais no estado.
Há dois anos de atendimento, ela já passou por atendimento multidisciplinar em Clínica Médica, endocrinologia, proctologia, psiquiatria e psicologia. No HJB, o cuidado é conduzido pela equipe de cirurgia plástica.
Ao parabenizar o hospital pelos 14 anos, Olívia Judá reforça a importância da humanização: “Da recepção à equipe cirúrgica, todos acolheram minha identidade de gênero. Esse investimento em saúde é um direito, e é gratificante ver o retorno em serviços tão importantes, especialmente para a população transgênera. Que o HJB siga como exemplo de acolhimento e respeito”, pontuou.

Do outro lado deste cenário da assistência, a colaboradora do HJB, Eliana Nogueira Siqueira, atua como técnica de Enfermagem na Clínica Médica da unidade hospitalar e carrega uma trajetória marcada por dedicação e reconhecimento. Ela ingressou no hospital há quatro anos e, com o incentivo da chefia e dos colegas, participou de uma seleção interna que lhe permitiu atuar na função que sempre desejou.
“Tenho orgulho de ser HJB. É uma honra fazer parte de uma equipe tão talentosa e acolhedora. Agradeço a Deus e a cada um de vocês por me receber de braços abertos, inspirando-me a ser melhor todos os dias”, afirma.
Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, compartilhar não apenas esta data, como também os resultados de atendimentos aos usuários dos serviços oferecidos, que são de extrema importância, inclusive, para transformar vidas e inspirar familiares e amigos.

“Isso reflete o compromisso com a qualidade na assistência, alinhado à missão e os valores da instituição, que prioriza a vida e a dignidade dos usuários. A nossa caminhada em busca da melhoria contínua é irreversível em respeito à vida de nossos usuários. Parabenizo cada colaborador, de ontem e de hoje na construção da história do HJB”.
O gestor destaca ainda que essa é a recompensa da equipe multiprofissional que impulsiona alcançar novos resultados e cada vez maiores em favor da saúde pública do Pará. “O amor pelo trabalho desempenhado por cada colaborador são fundamentais para o sucesso da nossa instituição”, ressaltou o gestor Giovani Merenda ao estender seus agradecimentos pelo apoio do Governo, da Sespa e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia o HJB.
Gestão de excelência - A unidade coleciona reconhecimentos nacionais, entre eles, a manutenção do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2; pelo 6º ano consecutivo, conquistou a certificação nacional em Nutrição, o Selo Green Kitchen (Cozinha Verde), da Fundação de Pesquisa de Ambientes da Universidade de São Paulo (Fupam/USP).

Há oito anos, o HJB recebe o certificado “Selo Ouro” por contribuir para a diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa. A gestão também destaca ações de sustentabilidade em proteção ao meio ambiente que já fazem parte da cultura organizacional da instituição.
Programação comemorativa - A cerimônia comemorativa do aniversário da unidade hospitalar foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com a parceria do diácono, Paulo Portal Melo, da paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças; e do saxofonista, Geovany Monteiro Moraes, sargento do Exército do Brasil, com apresentação de músicas religiosas.
O evento contou também com o reconhecimento da atuação do colaborador, Antônio Paulo Colares de Vasconcelos, supervisor de Segurança Patrimonial que recebeu “Certificado de Agradecimento”, pelo seu empenho e trabalho exemplar na sua rotina de trabalho no HJB. Ao final, todos os parceiros e convidados foram agraciados pela presença no evento, que contou com a participação do diretor Operacional do INDSH, José Neto.

Dados - Do total de atendimentos, a equipe multiprofissional contabilizou exatos 387.454 consultas, 2.744.891 exames, 21.633 internações, 24.313 cirurgias e 14.767 curativos, somados entre outros procedimentos em suas áreas de referência.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço:
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e, em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro do Umarizal, em Belém, mais informações pelo (91) 3239.3800.
Texto de Vera Rojas / Ascom HJB