Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seap dá início à Operação Círio 2025 com ações integradas e reforço na segurança penitenciária

A Secretaria de Administração Penitenciária intensifica a segurança nas 54 unidades penais e integra a força-tarefa coordenada pela Segup para garantir ordem, tranquilidade e fé durante a maior manifestação religiosa do País

Por Márcio Cruz (SEAP)
10/10/2025 17h38

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início às ações que constam no planejamento para a Operação Círio 2025, nesta quinta-feira (9). As revistas nas 54 unidades penais foram as primeiras atuações da instituição, que deve envolver cerca de 2.500 servidores nas atividades que visam garantir a ordem e a segurança do sistema penitenciário do Pará durante o período da quadra nazarena.

Reconhecido como a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré reúne milhares de devotos e turistas em Belém. Nesse contexto, a Seap integrará a força-tarefa de segurança pública coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A atuação será conjunta com os demais órgãos do sistema, abrangendo ações operacionais, administrativas e de inteligência, com o objetivo de garantir a tranquilidade e a segurança da população paraense durante o período festivo.

Além da atuação nas casas penais, com o reforço na segurança, a secretaria colocará 80 viaturas estrategicamente em pontos pré-determinados e com um efetivo de quase 2.500 servidores no período de 9 de outubro até o dia 27 de outubro de 2025. Todo esse aparato visa garantir a segurança dos fiéis e da sociedade paraense através do apoio operacional às forças integradas do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds).

As ações da Seap são coordenadas pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), na figura do secretário adjunto, Ringo Alex Rayol Frias, que reafirma o compromisso da instituição com a segurança pública e com a manutenção da ordem e disciplina no sistema penitenciário do Pará. “Estamos somando esforços com as demais forças para garantir que o Círio de Nazaré 2025 transcorra com paz, fé e segurança para todos os romeiros e cidadãos paraenses”, garante.

Ringo explica que haverá reforço da segurança interna das unidades penais com a realização de rondas periódicas, revistas gerais e estruturais feitas pelas forças especializadas como o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e Comando de Operações Penitenciárias (Cope), que estarão de regime de sobreaviso, com equipes posicionadas em pontos estratégicos do Estado e prontas para intervenção imediata em qualquer eventualidade. No período da operação Círio, também estão suspensas as saídas temporárias.

Monitoramento – A Seap, através da Central de Monitoramento Eletrônico (Cime) estará em dois pontos, no Centro Integrado de Controle e Comando CICC Móvel, instalado no Largo do Redondo, na travessa Quintino Bocaíuva, e no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), localizado na sede da Segup, na avenida Almirante Barroso. 

As equipes da Cime atuarão na fiscalização de monitoramento em tempo real de pessoas com tornozeleiras eletrônicas; atuando na identificação de violações e condução de infratores à autoridade competente; monitoramento contínuo de indivíduos com medidas cautelares; videomonitoramento da movimentação dos romeiros; vigilância em áreas de exclusão; e acompanhar e monitorar os pontos essenciais das procissões do Círio, além de dar apoio às ações do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) para o monitoramento em tempo real de possíveis evasões.