Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO
English Version

Detran garante veículos regulares na moto romaria

Fiscalização reforça segurança de motociclistas durante a procissão

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/10/2025 13h15

A Moto Romaria cresce a cada Círio e mais uma vez o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) se fez presente na concentração da procissão para fiscalizar as motocicletas e garantir a segurança dos romeiros.

As equipes do Detran montaram uma barreira de fiscalização desde às 5h deste sábado (11), na entrada da rua Marechal Hermes. O trabalho se prolongou até o início da Moto Romaria, no final da manhã. No local, 60 agentes pararam uma a uma das motos que chegavam para a procissão para verificar documento do condutor e do veículo e as condições de regularidade da motocicleta.  

"É um trabalho preventivo que objetiva triar essas motos logo na chegada e garantir que participem da procissão somente os veículos e condutores que estiverem dentro da legalidade. O propósito é evitar acidentes ao longo da procissão e, sobretudo, garantir a segurança dos promesseiros", explica o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.  

Centenas de motos foram fiscalizadas e a maioria estava de acordo com as leis de trânsito. Outras foram flagradas com pendências, como o licenciamento anual em atraso, sem placa ou com a placa coberta e até mesmo com a numeração adulterada. Alguns condutores foram abordados com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou mesmo sem o documento obrigatório.  

Segundo os agentes, há situações que podem ser resolvidas ainda no local, entre elas, substituir a sandália, que é proibida, excesso de passageiro e até pessoas sem capacete podem adquirir o equipamento e seguir para a procissão. No caso de condutores sem CNH, a orientação foi acionar um condutor habilitado para seguir no veículo sem atrapalhar a participação no traslado.  

Outros casos, a exemplo do licenciamento em atraso e alteração de caracteres da placa não podem ser resolvidos no momento da triagem e os veículos são removidos para o parque de retenção. 
O Patrício Santos veio de Bragança e conta que procura andar sempre regularizado o ano todo para não ter problemas com a fiscalização. Depois da abordagem dos agentes e da constatação que condutor e veículos estavam todos em dia, ele e a esposa seguirem tranquilos para a moto romaria. "É a primeira vez que vamos participar e gostamos de saber que existe esse trabalho porque é uma garantia que vamos estar ao lado de centenas de outras motos legalizadas. Quando decidi vir pra Belém já revisei a moto e providenciei todos os detalhes para ter um círio tranquilo", relatou

O motorista de aplicativo Keven Christian, participou da moto romaria pela segunda vez e já sabia que ia passar pela fiscalização do Detran. Precavido, ele regularizou a CNH uma semana antes para seguir em paz no pagamento da promessa. "Na semana passada vi tudo que precisava regularizar porque é muito ruim andar com medo de ser multado e hoje estou aqui bem tranquilo para pagar a minha promessa e agradecer por ter conseguido comprar a minha moto", disse.  

A estudante Alane Assunção, veio de Igarapé-Açu e não percebeu que a CNH estava vencida. Ao ser abordada pelos agentes, ela foi informada da irregularidade e orientada a chamar outra pessoa habilitada para prosseguir na condução do veículo. A irmã foi acionada e em poucos minutos as duas puderam seguir em segurança para a procissão. "Teve esse pequeno transtorno, mas o erro foi meu por não ter checado a minha habilitação, e a gente sabe que esse rigor tem que ter mesmo, afinal o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é um momento de fé e encontro com Maria e não pode ter risco de acidente. Estou feliz porque me orientaram e consegui resolver aqui mesmo pra agora seguir e cumprir minha promessa", agradeceu.