Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015
English Version

Cosanpa distribui 45 mil copos de Água Bolonha aos romeiros da procissão

A ação mobiliza funcionários da Companhia desde 2019. Quase 200 mil copinhos de água produzida na estação de tratamento da Cosanpa já foram doados

Por Flávia Araújo (COSANPA)
12/10/2025 15h45

Ainda era madrugada quando os funcionários da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) chegaram à esquina das avenidas Gaspar Viana e Presidente Vargas. O sol ainda não havia nascido, mas o trabalho já começava: organizar as caixas com a Água Bolonha, produzida na Estação de Tratamento Bolonha, responsável por abastecer cerca de 70% de Belém e Ananindeua. Era o início de mais um dia de fé e solidariedade durante o Círio de Nazaré 2025.

À frente da mobilização estava a gerente da Unidade de Relações Trabalhistas (UERT), Adriana Muniz, que destacou o envolvimento dos funcionários na ação.

“Quem se voluntariou está muito participativo. Todo mundo vem de coração aberto para servir, e servir é a palavra que a gente leva para o coração. É muito gratificante ver esse engajamento e ter a Cosanpa nos oportunizando viver esse momento”, afirmou.

No domingo (12), cerca de 40 funcionários se voluntariaram para doar a água aos romeiros. Entre eles estava a engenheira Liane Rodrigues, que participa da ação desde 2019, ano em que a Cosanpa passou a integrar os servidores na distribuição da Água Bolonha durante as procissões. Desde então, quase 200 mil copinhos já foram doados.

Para Liane, a experiência vai muito além do trabalho.

“É um momento de muita fé e de união. A gente representa a empresa, mas também o amor que temos por Nossa Senhora. É emocionante participar com os colegas e sentir essa energia de devoção. Distribuir a nossa água, de qualidade, é um ato de amor ao próximo”, contou emocionada.

Solidariedade - O sentimento de solidariedade contagiou até quem não faz parte da Companhia. O vendedor Sávio Cruz, que passava pelo local e viu a movimentação dos voluntários, fez questão de se juntar à equipe.

“Fiquei emocionado. Esse é um momento de gratidão, de ajudar o próximo. O Círio é isso: amor e prosperidade. Ver o pessoal da Cosanpa ali, com alegria, me inspirou a participar também”, relatou.

Neste ano, a Cosanpa distribuiu 45 mil copos de água nas duas principais procissões do Círio: o Traslado para Ananindeua, na sexta-feira (10), e a grande procissão de domingo, em Belém. A ação foi organizada pelas diretorias de Gestão de Pessoas e de Gestão de Logística, que coordenaram toda a operação, desde o transporte e o armazenamento da água até o apoio aos voluntários.

Segundo Adriana Muniz, a dedicação das equipes foi essencial para o sucesso da ação.

“Foi realmente uma operação intensa. Estamos há três dias envolvidos, cuidando da logística, do transporte dos caminhões, do gelo, da água. Dá trabalho, mas é gratificante. A cada copo distribuído, a gente sente que valeu a pena”, destacou.