Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Centro Integrado da Sespa divulga balanço da atuação integrada em saúde no Círio

Centro Integrado de Operações e Controle em Saúde (CIOCS) monitorou e garantiu respostas rápidas nos três dias de ações em saúde pública

Por Giullianne Dias (SESPA)
13/10/2025 10h59
Equipe do CIOCS atuou de forma integrada na coordenação e resposta em saúde pública para os fiéis que participaram do Círio

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), encerrou, nesta segunda-feira (13), as atividades do Centro Integrado de Operações e Controle em Saúde (CIOCS), que funcionou durante três dias para garantir a segurança em saúde pública durante o Círio de Nazaré 2025.

A estrutura, ativada na última sexta-feira (10), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e outras instituições, operou de forma integrada, monitorando em tempo real os atendimentos realizados nos postos e serviços de saúde durante as procissões da Trasladação e do Círio.

Durante o período de funcionamento, o CIOCS manteve vigilância constante. As ações de monitoramento ocorreram de forma organizada e preventiva, com total integração entre as equipes. Na sexta-feira (10), primeiro dia de operação, todos os canais de vigilância funcionaram dentro da normalidade. No sábado (11), por meio da ferramenta Saúde Pará, foram notificados 207 atendimentos, totalizando 250 registros em postos e serviços de saúde.

Já no domingo (12), dia do Círio, foram realizados 377 atendimentos e 10 remoções em dez postos de atendimento situados em pontos estratégicos. Entre as ocorrências registradas, houve um caso de acidente por arma branca nas proximidades da procissão, com rápido acionamento de ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimento e transporte da vítima. Também foi notificado um caso de suspeita de rotavírus em um menor de um ano atendido em um dos hospitais do Estado. O caso segue em acompanhamento pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade.
De acordo com a coordenadora do CIEVS Pará, Veronilce Borges da Silva, o balanço das atividades foi altamente positivo.

CIOCS se consolida como uma ferramenta do Governo do Pará para a prevenção e segurança dos romeiros do Círio

“Conseguimos desenvolver todas as ações planejadas, monitorar os atendimentos nos principais serviços de saúde e nos pontos de atendimento das procissões. Testamos os nossos fluxos e foi muito positiva a integração entre as equipes da Sespa e da Sesma, garantindo uma resposta eficiente às situações que ocorreram. Essa experiência reforça nossa capacidade de monitoramento e resposta em grandes eventos de massa”, destacou Veronilce.

O CIOCS contou com cerca de 15 profissionais por dia, entre técnicos do CIEVS Pará, equipes das áreas técnicas da Sespa e da Sesma e representantes de instituições parceiras. Ao longo dos três dias, a estrutura garantiu o gerenciamento de informações em tempo real, análise de dados epidemiológicos e coordenação de respostas rápidas, assegurando vigilância, prevenção e agilidade nas ações de assistência.

Na avaliação da secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, o resultado reflete o comprometimento do Governo do Pará com a segurança em saúde da população. “O CIOCS representa um marco importante na gestão integrada da saúde durante grandes eventos. O Círio é o maior evento religioso do Brasil e exige um esforço conjunto das esferas municipal e estadual para garantir o bem-estar dos romeiros e visitantes. A atuação do CIOCS demonstra que o Pará está preparado para responder com eficiência a qualquer situação que envolva a saúde pública”, afirmou a secretária.

Com estrutura moderna e integrada, o CIOCS dispõe de uma sala de monitoramento equipada com tecnologia de ponta, uma sala de comando e articulação estratégica, espaço para a equipe de resposta rápida e área de descanso para os profissionais. Durante as procissões, a equipe acompanhou o deslocamento dos fiéis, o fluxo de atendimentos médicos e as demandas encaminhadas pelos postos e hospitais credenciados, contribuindo para um Círio de Nazaré mais seguro e bem assistido.

Reconhecido como a maior procissão católica do mundo, o Círio de Nazaré reuniu, em 2025, cerca de 2,3 milhões de pessoas, segundo a Diretoria da Festa. O evento, que movimenta toda a capital paraense, exige planejamento minucioso e integração das esferas de gestão do SUS, conforme orienta a Portaria nº 1.139/2013 do Ministério da Saúde, que define diretrizes para vigilância, prevenção e resposta a riscos à saúde pública durante grandes eventos.

Com o encerramento das atividades, o CIOCS consolida-se como uma ferramenta essencial de coordenação e resposta em saúde pública, reforçando o compromisso do Governo do Pará em garantir cuidado, prevenção e segurança aos fiéis que participam da maior manifestação de fé da Amazônia.