Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA
English Version

Abelardo Santos amplia atendimento e realiza mais de três mil mamografias em um ano

Número de mamografias cresce 45% e reforça papel do HRAS na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Diego Monteiro (HRAS)
14/10/2025 08h00
Izabel percebeu que prevenção é fundamental, mesmo sem sintomas

Izabel Nunes, 55 anos, realizou o exame de mamografia pela primeira vez. A comerciante admitiu que estava receosa devido a mitos sobre o procedimento. “Tinha uma ideia ruim, muito pelo que as pessoas falam, de que dói, que é desconfortável. Mas a equipe do Hospital Abelardo Santos me tratou super bem, que eu nem notei tudo isso que as pessoas sempre falam por aí”, afirmou.

A experiência de Izabel reflete o crescimento do número de mamografias no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém. Em 2023, foram realizados 2.183 exames; em 2024, o número subiu para 3.170, um aumento de 45,21%, quase mil exames a mais oferecidos à população paraense. Em 2025, até o momento, já foram realizados 1.157 procedimentos.

Hospital oferece consultas, biópsias e exames completos de mamografia

Mesmo com o apelo do “Outubro Rosa", o HRAS se mantém comprometido em oferecer orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença durante o ano. Para isso, a unidade disponibiliza consultas, biópsia de mama e 600 exames de mamografia todos os meses para pacientes internadas ou encaminhadas por meio do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

A autônoma Hellen Sarah, 52 anos, também destacou a importância da iniciativa. “Eu não costumava fazer mamografia, mas foi por meio de campanhas como o ‘Outubro Rosa’ que percebi que não custa nada se cuidar e deixar de lado alguns preconceitos e mitos sobre o exame. Toda vez que faço me sinto mais confiante e tranquila, pois estou fazendo minha parte e todos deveriam fazer o mesmo”, disse.

Hellen deixou de lado preconceitos e mitos sobre a mamografia e procurou o HRAS

Ações

Esse resultado evidencia o papel fundamental da maior unidade de saúde pública do governo do Pará na promoção da saúde feminina. “Ao chegar aqui, as mulheres encontram todo o apoio necessário para realizar seus exames completos. Além disso, promovemos ações que as incentivam a fazer a mamografia e a cuidar da própria saúde”, ressaltou Lauriane Barros, coordenadora do ambulatório da unidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a recomendação é que o início dos exames de rastreamento ocorra a partir dos 40 anos, na ausência de histórico familiar. Para aquelas com antecedentes familiares, essa idade deve ser ajustada com base na avaliação e orientação de um mastologista. A detecção precoce do câncer de mama oferece uma taxa de cura de até 95% dependendo do caso.

Durante a campanha do Outubro Rosa, o Hospital Abelardo Santos tem distribuído cartilhas com orientações sobre o autoexame, ferramenta que ajuda a mulher a se familiarizar com a aparência e a textura das mamas. O material também apresenta, por meio de ilustrações, sinais que podem indicar alterações na saúde mamária, como secreção, vermelhidão, aumento de veias e lesões, entre outros.

“Todo esse resultado é um reflexo do crescente engajamento das mulheres na prevenção do câncer de mama, mas também do trabalho incansável de uma equipe que atua na conscientização dessas mulheres. Para nós, é motivo de orgulho ver o envolvimento de todos, principalmente por saber que estamos lutando contra uma doença devastadora”, acrescentou Aline Oliveira, diretora-geral do HRAS.

Equipe especializada acompanha pacientes em todo o processo no HRAS

O Hospital Abelardo Santos é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn), com atendimento 24 horas.

Texto: Ascom HRAS