Hospital Regional do Marajó promove 'Grupoterapia' para mães de pacientes internados em UTI
A iniciativa visa promover bem-estar emocional a pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade de saúde, fortalecendo o cuidado humanizado e integral
A Sala de Aleitamento Materno do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, recebeu na terça-feira (14) um encontro especial do Projeto de “Grupoterapia”, promovido pelo Setor de Psicologia Hospitalar. Cinco mães de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica compartilharam sentimentos e experiências, fortalecendo o vínculo com seus filhos e a equipe de saúde.
“Esses momentos são essenciais para o cuidado integral. Trabalhar as emoções, a escuta e o pertencimento ajuda muito na recuperação e no enfrentamento do período de internação. O grupo se torna um espaço de força e recomeço”, disse Vinícius Vanzaler, psicólogo responsável pelo projeto.

Aprovação - Nádia Bruna, 32 anos, relatou sua experiência com o projeto. “Como profissional da saúde, a gente sabe o quanto é difícil estar do outro lado, como mãe. A 'Grupoterapia' me ajudou a entender que eu não estou sozinha. O apoio das outras mães, e da equipe de psicologia, fez toda diferença. A gente aprende a respirar fundo, ter fé e acreditar que tudo vai dar certo”, contou a técnica em Enfermagem.
A “Grupoterapia” é uma iniciativa contínua do setor de Psicologia Hospitalar, que busca promover o bem-estar emocional a pacientes, acompanhantes e profissionais, fortalecendo o cuidado humanizado e integral, marca do trabalho realizado pelo Hospital na Região de Integração Marajó.
Em 13 de outubro deste ano, o Projeto de Grupoterapia para Mães de Pacientes das UTIs Neonatal e Pediátrica do HRPM foi apresentado na 41ª edição do ISQua (International Society for Quality in Health Care), em São Paulo (SP), um dos maiores congressos mundiais dedicados à qualidade e à segurança em saúde.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 340 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM