Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Professores transformam vidas e comunidades por meio da educação nas Usinas da Paz

Nas Usinas da Paz, educadores transformam conhecimento em oportunidades e constroem, a cada aula, histórias de superação e novos caminhos de vida

Por Chrystian Machado (SEAC)
15/10/2025 17h05

No Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro, o governo do Pará reconhece e valoriza os profissionais que possuem papel fundamental na formação cidadã e na promoção de oportunidades para milhares de pessoas atendidas pelo projeto das Usinas da Paz.

Nos complexos de cidadania criados pelo governo do Estado, implantados em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém e em municípios do interior, os professores atuam em cursos profissionalizantes, oficinas de arte, aulas de reforço escolar, atividades de inclusão digital e programas voltados para todas as idades, além de atividades esportivas e culturais, nas quais ajudam a construir novas perspectivas para jovens, adultos e idosos que buscam aprendizado, capacitação e novas oportunidades de crescimento humano e profissional. 

Professora Andreza Jackson com aluna

É o caso da professora Andreza Jackson, que ministra aulas de robótica na Usina da Paz do bairro do Guamá, em Belém. Ela acredita que cada aula é uma oportunidade de mostrar que a tecnologia pode mudar vidas e aproximar pessoas. “O professor e a educação abrem portas, facilitam o acesso à comunicação, ao conhecimento, e mostram que a tecnologia é uma aliada importante para todos nós”, disse.

Também no Guamá, a professora de balé Luciene Lopes se emociona ao falar das oportunidades oferecidas dentro do maior complexo de cidadania da américa latina. “Eu me sinto honrada de fazer parte dessa categoria que vem transformando a vida das pessoas, principalmente nas usinas da paz, onde muitas crianças e jovens vão em busca de conhecimento e oportunidades”, contou.

Já em Ananindeua, na UsiPaz Icuí-Guajará, a professora de Corte e Costura, Maria Lucinete, vê na educação uma ferramenta de transformação social. Com o trabalho que realiza na Usina da Paz, ela ajuda alunos a descobrirem novas possibilidades de renda e empreendedorismo. “A Usina oferece às pessoas uma nova forma de enxergar a vida. Por meio dos cursos profissionalizantes, muitos encontram a chance de recomeçar, aprender um ofício e conquistar sua independência. Eu fico muito feliz de fazer parte desse processo”, destacou a professora.

Aluno Afonso Ferreira se sente grato pelas oportunidades recebidas

Para os alunos atendidos nas Usinas da Paz, a palavra que melhor define a relação de aprendizado com os professores é “gratidão”. É o que sente Afonso Ferreira, de 57 anos, autônomo, que participa das atividades ofertadas no espaço. “Gratidão pelos cursos que são tão importantes, pois nos trazem conhecimentos que agregam na nossa vida prática. Estou muito feliz e pretendo continuar me aprimorando aqui na Usina da Paz de Ananindeua. Quero desejar parabéns aos professores, profissionais que devem sempre ser valorizados”, contou.

Professora Maria Lucinete dá aulas de corte e costura

“Cada professor das Usinas da Paz é um agente de transformação. Eles mudam vidas, despertam sonhos e mostram que o aprendizado é o caminho para um futuro melhor. Celebrar o Dia do Professor é reconhecer o impacto real que esses profissionais têm nas comunidades”, destacou a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.