Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO E INCLUSÃO
English Version

Governo do Pará entrega mais de 300 CNHs Pai D’Égua em Soure e Cachoeira do Arari, no Marajó

Programa social que garante habilitação gratuita beneficia moradores de baixa renda e amplia oportunidades de trabalho na região

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
16/10/2025 17h06
Renata Coelho, gestora do Detran, durante a entrega das CNHs no Marajó

Mais de 300 moradores dos municípios de Soure e Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, foram beneficiados com a entrega das carteiras de habilitação do Programa Social CNH Pai D’Égua, iniciativa do Governo do Pará, coordenada pelo Departamento de Trânsito (Detran).

As entregas ocorreram após a conclusão dos processos pelos candidatos. Os novos condutores receberam a CNH totalmente gratuita, com autorização para exercer atividade remunerada.

Moradora de Cachoeira do Arari, Bruna Paiva, 27 anos, foi uma das contempladas. “Soube da oportunidade pelas redes sociais. Fui aprovada e hoje estou muito feliz. Tive dificuldade em aprender o conteúdo, mas estudei, perseverei e consegui a habilitação nas categorias A e B. Agora, vou ter uma locomoção mais rápida para o meu trabalho”, contou.

Liderança nacional - Em 2024, o programa assegurou 60 mil vagas distribuídas pelos 144 municípios paraenses, tornando o Pará o estado com maior número de pessoas atendidas com CNH gratuita no Brasil. Além das ações no Marajó, beneficiários da Região Metropolitana de Belém — incluindo Marituba, Belém e Ananindeua — também já receberam suas carteiras neste ano.

Criado para ampliar oportunidades de renda e inclusão social, o CNH Pai D’Égua é voltado a pessoas de baixa renda, oferecendo gratuitamente as etapas de obtenção, renovação ou adição de categoria da habilitação.

Durante o evento, a diretora-geral do Detran-PA, Renata Coelho, destacou o impacto social do programa. “É um prazer estar aqui no Marajó entregando CNHs gratuitas para os aprovados no Programa. Quero agradecer a Deus e a todos que acreditaram neste projeto do governo do Estado, que hoje é modelo para outros estados do Brasil. É muito gratificante ver as pessoas felizes por conquistarem sua habilitação totalmente de graça”, afirmou.