Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E PESQUISA
English Version

Fapespa divulga oportunidade de chamada com a British Council e Iniciativa Amazônia+10

Programa é voltado para pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. O valor total da chamada é de £ 330 mil. O limite de financiamento de cada proposta é de £ 55 mil.

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
17/10/2025 16h39

O British Council, por meio do Fundo de Parcerias Internacionais em Ciências (ISPF) do Governo do Reino Unido, se uniu à Iniciativa Amazônia+10, da qual faz parte a  Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), para lançar mais uma chamada do programa Amazonia BR/UK Workshops Grants, voltado para pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. O valor total da chamada é de £ 330 mil (libras esterlinas). O limite de financiamento de cada proposta é de £ 55 mil.

A chamada financiará workshops científicos para apoiar a realização de novas pesquisas, projetos e colaborações entre pesquisadores brasileiros e britânicos em temas relacionados à Amazônia. "Esta é mais uma oportunidade para que pesquisadores em início de carreira no Pará possam estabelecer parcerias, estreitar laços com pesquisadores sediados no Reino Unido e, assim, engrandecer futuras propostas a serem submetidas em novos editais da iniciativa Amazônia + 10.", explica o diretor Científico da Fapespa, Deyvison Medrado.

Biodiversidade, mudanças climáticas, bioeconomia ou biotecnologia, promoção de melhores condições de vida da população amazônica e uso do solo são alguns dos temas que podem ser trabalhados pormeio do edital.

"Os workshops são o momento de iniciar discussões acerca dos temas abordados pela Iniciativa Amazônia+10 e assim fortalecer um trabalho prévio de alinhamento para futuras propostas, que poderão ser submetidas em novos editais a serem lançados no Brasil e no Exterior, a expectativa é de que as novas redes a serem formadas se consolidem em novas oportunidades de fomento", adianta Medrado.

A proposta deve ser encaminhada por um pesquisador baseado no Reino Unido juntamente a um pesquisador baseado na Amazônia Legal. O prazo de inscrição vai até o dia 21 de outubro de 2025, às 7h (horário de Brasília; 11h no horário de Londres).

"A internacionalização é um dos objetivos estratégicos da Fapespa. Para que haja o incremento na qualidade da pesquisa realizada no Pará, ações como essa, em conjunto com o British Council, oferecem uma grande oportunidade para que pesquisadores brasileiros se unam à pesquisadores do Reino Unido no desenvolvimento de novos projetos. São através dos workshops que há uma aproximação, há um compartilhamento de ideias que vão fortalecer essas possíveis parcerias e transformar este essas possíveis parcerias em realidade de financiamento. Nós temos a expectativa de que o Pará novamente lidere o número de propostas aqui da Amazônia, dada a qualidade do seu grupo de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia do nosso Estado", avalia o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Mais detalhes e inscrição no site do British Council.

Fonte: Com informações da Iniciativa Amazônia+10