Semas fortalece agricultura familiar em Serra Pelada com entrega de equipamentos à cooperativa
A parceria prevê também a oferta de cursos de capacitação em temas essenciais, como cooperativismo, formação empreendedora de mulheres e negócios coletivos
Para fortalecer a agricultura familiar e a sociobioeconomia cooperativista, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) entregou, na quinta-feira (16), equipamentos à Cooperativa dos Agricultores de Serra Pelada (Cooasp), no município de Curionópolis, no sudeste paraense.
A atividade faz parte do Programa Regulariza Pará, em parceria com o Biocoop, programa de fortalecimento da sociobioeconomia cooperativista, da Organização das Cooperativas Brasileiras no Pará (OCB/PA), e integra o Acordo de Cooperação Técnica nº 008/2025 firmado entre a Semas e a OCB. A Cooasp possui hoje 40 cooperados. Os equipamentos beneficiam cerca de 200 famílias.

A ação contou com apoio da empresa Bravo Mineração, e parceria da Prefeitura de Curionópolis e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Foram entregues uma máquina embaladeira automática Dom Pack Plus 2000, embalagens de 100 g e 1 kg, e clichês de 100 g e 1 kg, que servirão para automatizar o processo de envasamento das polpas de frutas, ampliando a capacidade produtiva e a competitividade.

A cooperativa trabalha com a produção de diversos tipos de frutas, principalmente taperebá (também conhecido como cajá). Curionópolis é o segundo maior produtor de taperebá nativo do Brasil, com produção estimada de 800 toneladas na próxima safra.
“É muita felicidade não só para a Cooasp, mas também para toda a comunidade, que agora vai ter equipamentos adequados para vender sua produção. A cooperativa poderá transformar os produtos em polpas e inseri-los na merenda escolar, no Programa de Aquisição de Alimentos e no mercado local”, disse Ramon Marques, presidente da cooperativa.

Capacitação - No ato de entrega dos equipamentos houve ainda a assinatura simbólica do acordo de cooperação entre a Semas e a OCB/PA. A parceria prevê também a realização de cursos de capacitação (cooperativismo, formação empreendedora de mulheres cooperativistas, negócios coletivos) e repasse à cooperativa de materiais de consumo e outros equipamentos, como uma câmara fria.
Estiveram presentes representantes de vários órgãos estaduais, como Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Adepará (Agência de Defesa Agropecuária) e Banpará (Banco do Estado), além do vice-prefeito Marcus Vinícius Rocha Chamon, dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Agricultura de Curionópolis, das empresas Bravo Mineração e Vale, do Instituto Terra, do Banco da Amazônia e da OCB/PA.

“Essa entrega representa mais um passo concreto no fortalecimento da agricultura familiar e das cadeias produtivas sustentáveis no Pará. Por meio de parcerias como essa, o governo do Estado garante não apenas a regularidade ambiental, mas também mais oportunidades de renda e desenvolvimento local sustentável para as comunidades que vivem da produção rural. Fortalecer o cooperativismo, através de apoio à estruturação das cooperativas, é o principal objetivo da parceria entre Semas e OCB-PA”, destacou o secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.