Hospital da Mulher do Pará valoriza profissionais da Medicina e um sistema de saúde transformador
Entregue em março deste ano pelo Governo do Pará, a unidade é referência no atendimento de saúde especializado ao público feminino

“A minha motivação é a possibilidade de transformar vidas através do cuidado. Sempre senti que poderia fazer diferença na vida das pessoas, especialmente das mulheres que, por vezes, colocam sua saúde em segundo plano por suas diversas atribuições”, diz a ginecologista Carol Martinez, que atua no Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, sobre o trabalho que desempenha na unidade da rede pública estadual de saúde.

Para a profissional, atuar na medicina pública é mais do que exercer uma função técnica. “É liderar, inovar no cuidado e quebrar barreiras históricas, trazendo um olhar mais humanizado, trabalho em equipe e priorizando o cuidado integral de pacientes”, ressalta.
Para jovens que sonham em seguir carreira na medicina pública, Carol Martinez afirma “que é possível transformar o mundo. A medicina pública é extremamente gratificante, e podemos ser protagonistas da mudança que queremos ver no sistema de saúde”.
Transformação - A médica hospitalista Bruna Fernandes, que também integra a equipe do HMPA, acredita que, especialmente no serviço público, a sensibilidade e o cuidado são diferenciais no atendimento à população. “Exercer meu trabalho com responsabilidade e honrar as oportunidades que recebo me faz sentir orgulho. Cuidar com empatia transforma o paciente, e também transforma quem cuida”, acrescenta.
Inspirada em pessoas especiais, a médica destaca a importância delas na trajetória profissional. “Sou a primeira médica da minha família, mas encontrei inspiração na força da minha mãe e na perseverança dela. Também me espelho em uma tia, que aos 50 anos decidiu cursar medicina, um verdadeiro exemplo de humanidade e empoderamento feminino”, ressalta.

A diretora-geral do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, destaca que o Hospital é um espaço de valorização e reconhecimento de profissionais. “No Hospital da Mulher do Pará temos o compromisso com uma saúde pública humanizada e de excelência, além de ter um propósito de inspirar novas gerações de profissionais da área e reafirmar o papel essencial da medicina para um sistema de saúde mais sensível, ético e transformador”, enfatiza a gestora.
No HMPA, profissionais se reuniram em um momento especial, alusivo ao Dia do Médico - 18 de Outubro, com as presenças do diretor Técnico, médico Rodrigo Maneschy, e da diretora Administrativa Rayssa Werneck.