Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOMPANHAMENTO
English Version

Seplad inicia o segundo ciclo de oficinas de monitoramento e avaliação dos Programas do PPA 2024-2027

Ao todo, serão realizadas 14 oficinas, presenciais e virtuais, organizadas por eixos temáticos, envolvendo mais de 60 órgãos executores

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
20/10/2025 14h50

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), iniciou, nesta segunda-feira (20), o segundo Ciclo de Oficinas Quadrimestrais de Monitoramento e Avaliação dos Programas do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 - Exercício de 2025. Ao todo, serão realizadas 14 oficinas, presenciais e virtuais, organizadas por eixos temáticos, envolvendo mais de 60 órgãos executores. Os encontros seguem até o dia 5 de novembro. 

As oficinas têm como objetivo consolidar, de forma multissetorial e transversal, o acompanhamento e a verificação do desempenho dos programas no quadrimestre, com foco no encerramento do exercício vigente. Para isso, serão utilizadas informações físicas, financeiras e qualitativas registradas no Sistema SigPLAN, permitindo a identificação de eventuais entraves e a adoção de medidas tempestivas para garantir os resultados esperados.

“Nosso processo de planejamento no governo do Estado segue um ciclo, e o monitoramento é uma etapa fundamental. Ele avalia o desempenho físico e financeiro das ações do governo executadas por meio dos programas. Para possibilitar uma maior intervenção e ajustes nos resultados programados, a Seplad realiza oficinas quadrimestrais de monitoramento. Estamos realizando a segunda oficina, que abrange o período de maio a agosto deste ano, reunindo todos os órgãos para apresentar os resultados parciais dos programas e permitir que cada órgão adicione informações e valores. Isso também ajuda no cumprimento do requisito legal de atualizar as informações mensalmente no SigPLAN. Além disso, trabalhamos com outras perspectivas e saídas das informações, como a criação de relatórios de avaliação, que são enviados junto com a prestação de contas do governador. As informações também são utilizadas para a elaboração das realizações na mensagem de governo e para o desenvolvimento da gestão de planejamento no governo do Estado, com o objetivo de encontrar soluções e garantir os melhores resultados nas áreas e municípios do Estado”, disse a diretora de Planejamento Estratégico da Seplad, Socorro Castro.

Entre os temas a serem abordados, estão: direitos socioassistenciais; educação superior; infraestrutura e logística; esporte e lazer; saúde; segurança pública; meio ambiente; cidadania; justiça; direitos humanos; entre outros.

“As oficinas de monitoramento são fundamentais para avaliarmos a condução e execução das ações do órgão, não apenas em relação às metas físicas, mas também ao desempenho financeiro. O trabalho realizado pela Seplad impulsiona nosso planejamento, permitindo que a área financeira busque informações, analise dados e avalie como as ações estão sendo implementadas para atingir os objetivos estratégicos do PPA 2024-2027. A metodologia aplicada nesta segunda oficina valoriza as ações e possibilita uma análise mais complexa, abrangendo não apenas a visão interna do órgão, mas também de todo o Estado do Pará e seus órgãos, com foco no objetivo maior: o bem comum. É a partir do trabalho dos servidores e da implementação das políticas públicas que podemos responder à sociedade, demonstrando a correta aplicação dos recursos em obras, serviços e atendimentos ao cidadão”, explicou a servidora Jaqueline Alves, membro do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Além de subsidiar ações estratégicas da administração pública, os dados coletados e consolidados durante as oficinas servirão de base para o Relatório Quadrimestral de Monitoramento dos Programas do PPA 2024-2027, que será elaborado pela Seplad.

Walenda Tostes, coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico da Sedeme

“A reunião de monitoramento serve justamente para que nós, órgãos, enxerguemos em que estágio estamos hoje dentro do programa de governo. O PPA é uma construção de quatro anos, e podemos avaliar o quanto já avançamos em cada ação, que é elaborada de forma conjunta. Assim, conseguimos visualizar onde o órgão se encontra dentro desse planejamento, até onde foi executado e onde os outros órgãos parceiros também estão. Toda ação é formada por esse conjunto, e o monitoramento é essencial para que possamos ver o quanto estamos alcançando com esse projeto de governo, que, na verdade, é executado por todos esses órgãos”, destacou a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Walenda Tostes.

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento do governo e busca promover o desenvolvimento aliado à sustentabilidade, à inclusão social e ao crescimento econômico. Ele é estruturado por programas e ações que têm como objetivo transformar a realidade do Estado nos próximos anos.

O ciclo de oficinas reforça o compromisso do governo estadual com a transparência, eficiência e efetividade na execução dos programas públicos, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma planejada e orientada para resultados concretos.

Cronograma das Oficinas

20/10:  Economia Sustentável

21/10: Cidadania, Justiça e Direitos Humanos

22/10: Segurança Pública e Defesa Social

23/10: Direitos Socioassistenciais/ Trabalho, Emprego e Renda

24/10: Gestão Socioambiental

29/10: Saúde

31/10: Educação Básica e Profissional

03/11: Educação Superior/ Ciência, Tecnologia e Inovação

04/11: Infraestrutura e Logística/ Desenvolvimento Urbano e Mobilidade

05/11:  Cultura, Esporte e Lazer/ Governança Pública