Escolas Estaduais realizam provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Entre os dias 20 e 31 de outubro, mais de 900 escolas da rede pública estadual participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em todo o Estado

Mais de 100 mil estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio do Pará realizam, entre os dias 20 e 31 deste mês, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, uma avaliação nacional que mede o desempenho dos alunos, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. No Pará, a aplicação é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para o secretário-adjunto de Educação Básica da Secretaria, Júlio Meirelles, o momento representa a consolidação de um trabalho contínuo de recomposição da aprendizagem e de fortalecimento pedagógico.
“Nesse período, estamos com a aplicação do Saeb em todo o Brasil, e aqui no Pará não é diferente. São mais de 13 mil aplicações somando as redes estadual, municipal e privada. Hoje, por exemplo, estão acontecendo 1.106 aplicações em todo o Estado. Este é um momento de gratidão e reconhecimento, de agradecer a cada equipe diretiva, ao governo do Estado pelos investimentos, e reconhecer o esforço de cada professor para chegarmos até aqui e iniciarmos esse processo com sucesso”, destacou.
O secretário também ressaltou os investimentos realizados pelo Estado para assegurar o aprendizado dos estudantes.
“Durante todo o ano, focamos na recomposição da aprendizagem, com aquisição de material didático adequado à realidade dos alunos, formações continuadas para professores e diretores e ações de engajamento em todas as regiões. Fizemos 40 caravanas por todo o Pará para ouvir as escolas, acompanhar de perto os desafios e apoiar o trabalho pedagógico. O Estado está muito confiante de que teremos uma aplicação de excelência e resultados que continuarão mostrando o Pará como referência em educação pública”, afirmou Júlio Meireles.

O governo do Pará segue valorizando o esforço das escolas que atingirem suas metas. As unidades que alcançarem os resultados pactuados receberão o 14º, 15º, 16º e até o 16º salário e meio, como forma de reconhecer o comprometimento dos profissionais da educação em todo o Estado.
Mobilização nas escolas
Na Escola Estadual Aldebaro Klautau, localizada no bairro Cordeiro de Farias, em Belém, mais de 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram as provas no turno da manhã desta segunda-feira (20), e outros 80 da 3ª série do Ensino Médio fizeram as avaliações à tarde. A escola obteve, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o índice de 5,3 no Ensino Fundamental e 4,7 no Ensino Médio, acima da média nacional.

A diretora da escola, Rosiane Garcia, destacou o empenho da equipe durante a preparação dos estudantes.
“Preparamos os estudantes com aulas reforçadas, uso de materiais didáticos do Prepara Pará, recomposição da aprendizagem e atividades com os Chromebooks na sala Make. Os professores receberam formação específica e tivemos acompanhamento psicológico, reuniões com pais e ações de motivação. A expectativa é grande e positiva, acreditamos que vamos superar as metas do ano passado”, afirmou.
Compromisso com a qualidade
Para a dirigente da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 8, Juliana Lourinho, o engajamento das escolas mostra que a rede pública está cada vez mais preparada para avançar.
“Nossa regional abrange bairros com desafios sociais, mas temos uma educação pública de qualidade, feita com compromisso. As infraestruturas das escolas estão melhorando e os professores estão cada vez mais qualificados, com apoio da Seduc. A qualidade está no prédio, mas principalmente no fazer pedagógico do professor em sala de aula”, destacou.

A estudante Jéssika Beatriz Cunha dos Reis, do 9º ano, relatou ter se sentido confiante na prova. “Achei fácil porque a gente estudou bastante. Os livros e apostilas ajudaram muito, foi tudo o que caiu na prova. A preparação dos professores foi ótima”, disse.
Pará em destaque nacional
Em 2024, o Pará alcançou um crescimento histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subindo da 26ª para a 6ª posição no ranking nacional. O resultado é fruto do trabalho integrado de mobilização, formação e valorização dos profissionais da educação, aliado aos investimentos do governo do Estado em infraestrutura escolar, formação docente e ações pedagógicas voltadas à recomposição da aprendizagem.