Sectet inicia o 1º Encontro dos Colaboradores do Pará Profissional
O evento reúne instrutores, coordenadores e equipes das Usinas da Paz e das Escolas Técnicas Estaduais (EETEPAs)

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) deu início, nesta quarta-feira (22), ao 1º Encontro dos Colaboradores do Programa Pará Profissional, que segue até o dia 24 de outubro, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém.
O evento reúne instrutores, coordenadores e equipes das Usinas da Paz e das Escolas Técnicas Estaduais (EETEPA), com o objetivo de fortalecer a integração entre os profissionais, promover capacitação e alinhar as ações e metas para os próximos ciclos de formação.

A abertura do evento contou com a presença do secretário da Sectet, Victor Dias, que ministrou a palestra magna sobre o papel da secretaria nas Usinas da Paz. “Este encontro representa um momento de integração e fortalecimento da rede do Pará Profissional. É uma oportunidade para valorizar nossos colaboradores e alinhar ações que garantam ainda mais qualidade e impacto social aos cursos e formações oferecidos pela Sectet”, destacou o secretário.
Costura & Moda abre o ciclo de atividades - O primeiro dia é dedicado ao Eixo Costura & Moda, com uma programação voltada à criatividade, planejamento e sustentabilidade na formação profissional.

A programação incluiu as palestras “Protagonismo e Equilíbrio: como transformar conflitos em potência de trabalho”, com a psicóloga Eliete Barroso, e “Planejamento de Ensino”, ministrada por Verena Rodrigues. Pela tarde, o destaque é a oficina “Criação e Sustentabilidade: transformando resíduos têxteis”, conduzida pelo estilista Jonathan Camelo, que aborda práticas de reaproveitamento de materiais e inovação na costura.

Programação segue até sexta-feira (24) - Nos próximos dias, o encontro segue com os eixos de Gastronomia (23/10) e Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I (24/10).
O Eixo Gastronomia trará debates sobre gestão de cozinha comunitária, boas práticas de manipulação e valorização dos sabores amazônicos, com palestras, dinâmicas e oficinas práticas.
Já o Eixo CT&I encerrará o ciclo com demonstrações de robótica, impressão 3D e comunicação digital, destacando projetos desenvolvidos por alunos e instrutores das Usinas da Paz.

O evento é exclusivo para bolsistas e instrutores, com participação presencial das Usinas da Paz do Guamá, Terra Firme, Cabanagem, Jurunas, Benguí, Icuí, Benevides, Marituba e Castanhal, e transmissão ao vivo para os demais municípios.