Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto 'Rua na Arte' leva mais um grupo de visitantes ao Theatro da Paz

A iniciativa, que tem apoio de vários órgãos estaduais, incentiva o acesso das pessoas em situação de rua a espaços culturais

Por Amanda Engelke (SECULT)
22/10/2025 18h22
O projeto permite conhecer espaços culturais históricos, como o Theatro da Paz

Mais uma visita do Projeto "Rua na Arte", com um grupo de pessoas em situação de rua atendidas pela Casa Rua, ocorreu na última segunda-feira (20). Eles tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada pelo Theatro da Paz, uma das mais belas casas de espetáculos do Brasil, acompanhados por mediadores, que contaram sobre a história e curiosidades do espaço.

O produtor do Theatro da Paz, Nilo Nunez, ressaltou a alegria em participar do Projeto "Rua na Arte", que incentiva o acesso das pessoas em situação de rua a espaços culturais. “Por meio do projeto, nós realizamos visitas guiadas aqui ao Theatro e acesso à musicalização, através da nossa Orquestra Sinfônica, que se apresenta promovendo esse momento de acolhimento, escuta e valorização. O ‘Rua na Arte’ busca reconectar essas pessoas com o universo cultural paraense, reforçando que a arte e a cultura pertencem a todos”, explicou Nilo Nunez.

Os visitantes também assistiram ao ensaio da OSTP

O grupo ainda acompanhou o ensaio da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), e conversou com alguns integrantes. Para Cleber Cajun, arte-educador e articulador do projeto, a ação oportuniza um acolhimento da alma e do coração. “Fazer arte para essa população é fazer reverberar uma voz que está há muitos anos querendo pulsar, que é a voz da pessoa em situação de rua. Além do acolhimento e do alimento, é necessário outro tipo de alimento, da alma, do coração, que pode ser através da arte. São pessoas com história e curiosidades, e esse projeto vem para abrir e convidar para o palco as pessoas que estão em vulnerabilidade, para que elas encontrem força e beleza na arte e, principalmente, que consigam mostrar o que há de mais belo no ser humano”, ressaltou Cleber Cajun.

A iniciativa é do Governo do Pará, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, Defensoria Pública do Pará (DPE), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Carlos Gomes (FCG) e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e busca à democratização do acesso à cultura para pessoas em situação de rua, por meio de visitas mediadas a equipamentos culturais do Estado.

Texto: Lorena Saraiva - Ascom/Secult