Emater realiza encontro de incentivo à produção de cacau em Mojuí dos Campos
Técnicos da empresa pública apresentaram métodos de aperfeiçoamento e de cultivo sustentável do fruto

Cerca de quarenta produtores rurais da Comunidade Vale Verde, em Mojuí dos Campos, oeste do Estado, participaram de um encontro e dia de campo de incentivo à produção de cacau e cumaru na quarta-feira (22). A iniciativa foi do Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).
Para o produtor de cacau e proprietário do sítio onde o encontro foi realizado, Raimundo Ferreira, iniciativas como essa feitas pela Emater são fundamentais para a melhoria da produção e qualidade de vida dos agricultores.
“Nunca antes tivemos oportunidades como essa. Então, para nós, produtores de cacau, foi muito importante. Conseguimos mobilizar muitos produtores e aprendemos bastante com os técnicos que vieram. Inclusive, após esse encontro e ação de campo, muitos outros estão interessados em aprender mais sobre a cultura do cacau”, afirmou.

Para o chefe do Escritório Local da Emater em Mojuí dos Campos, Dalvair Sales, a ação faz parte de um trabalho contínuo feito pela empresa pública, no incentivo dentro do campo em levar assistência técnica para o pequeno agricultor na atividade de cacauicultura, desde o manejo até a colheita do fruto, assim com o beneficiamento das sementes.
“Esses agricultores já cultivam as espécies de cacau dos tipos PS1319 e CCN51, que são variedades altamente produtivas. Nós realizamos esse encontro e depois uma ação em campo, para que essas famílias se aperfeiçoem na produção do cacau e cumaru, levando sustentabilidade, geração de renda e melhorias na qualidade de vida delas”, disse.