Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAGNÓSTICO TÉCNICO
English Version

Codec acompanha implantação de projetos estratégicos no Distrito Industrial de Marabá

Comitiva da Companhia percorreu o polo industrial, avaliou o nível de ocupação empresarial, identificou necessidades de reordenamento e reforçou a presença institucional do Estado

Por Thais Menezes (CODEC)
29/10/2025 17h44

A presença em campo reafirma o papel institucional da Codec no fortalecimento do ambiente produtivo regional. Na terça-feira (28), a Companhia iniciou um diagnóstico técnico no Distrito Industrial de Marabá, no sudeste paraense, alinhando planejamento, expansão e acompanhamento direto das empresas que integram o polo, tanto as que já operam quanto as que estão em fase de implantação.

O Distrito Industrial é estruturado em duas fases: a Fase I, já consolidada e com todas as áreas ocupadas; e a Fase II, que reúne 592,97 hectares, atualmente em etapa de organização territorial coordenada pela Codec, com ênfase na preparação do espaço para futuras instalações industriais, de forma ordenada e aderente ao planejamento de desenvolvimento do polo.

Equipe da Codec foi à Usina Novo Ciclo

Proximidade do Estado - O primeiro dia de agenda incluiu vistoria técnica em todo o Distrito, além de visita técnica e institucional à empresa Tecnored, projeto estratégico vinculado à Vale e em fase avançada de implantação. A comitiva foi recebida pelo gerente de Implantação, Ezequiel da Silva, que ressaltou a importância da atuação próxima do Estado no acompanhamento de empreendimentos estruturantes. 

Em referência ao papel da Companhia, Ezequiel afirmou que “esse acompanhamento direto da Codec nos dá segurança institucional para seguir com a implantação, porque demonstra que o Estado está presente e comprometido com quem está investindo aqui. Essa integração técnica facilita o planejamento e cria um ambiente favorável para que o projeto avance com previsibilidade.”

Visita às instalações da Sinobras

Visitas institucionais - A agenda continuou nesta quarta-feira (29), com a Codec ampliando o acompanhamento nas empresas já instaladas e em fase de implantação, por meio de visita institucional à Sinobras e visita técnica à Usina Novo Ciclo Ambiental Pará. 

A visita institucional à Sinobras, uma das principais âncoras industriais do polo e beneficiária de incentivo estadual, fortaleceu a aproximação da Companhia com o setor produtivo já instalado. A comitiva foi recebida pela gerente de Sustentabilidade, Junimara Chaves, que reforçou a importância do diálogo direto com o Estado. Durante o encontro, Junimara destacou que “essa aproximação com a Codec é muito importante para nós porque fortalece o diálogo com o Estado e demonstra que há acompanhamento real de quem já produz e gera emprego. Quando o poder público está presente, ouvindo as demandas e acompanhando o ambiente produtivo, nós ganhamos mais segurança para manter e expandir os investimentos.”

Na sequência, houve visita técnica à Ciclo, empreendimento em fase inicial de implantação, onde a equipe acompanhou o estágio das obras e avaliou condições estruturais necessárias para a futura entrada em operação da unidade produtiva.

Durante a vistoria no parque industrial também foram identificados espaços com uso diferente do previsto originalmente para a área industrial, e ainda pontos que requerem reordenamento físico e ocupacional. Essas situações passarão por acompanhamento técnico direto, garantindo que o território permaneça alinhado à sua vocação produtiva e apto a receber novos investimentos.

Governança territorial - Para o diretor Técnico da Codec, Ruy Klautau de Mendonça, a atuação presencial reforça a responsabilidade institucional do Estado na governança industrial. Ao avaliar a agenda, Ruy Klautau ressaltou que o Distrito Industrial de Marabá é um dos principais ativos produtivos do Pará, e o trabalho em campo é fundamental para assegurar que o território permaneça organizado e apto a receber novos investimentos. Governança territorial é o que garante estabilidade, previsibilidade e competitividade industrial, e a Codec está cumprindo esse papel aqui.

A etapa técnica antecede outras reuniões institucionais que ampliarão o alinhamento com o poder público local e possibilitarão novas fases de expansão e fortalecimento do polo industrial de Marabá.