Setur forma turma do Curso de Trilhas e Caminhadas na Unidade Extrativista de Jamaracaru, em Óbidos
A formação tem como objetivo capacitar os moradores para atuarem como condutores, fortalecendo o Turismo de Base Comunitária (TBC) e promovendo o desenvolvimento sustentável dentro das Unidades de Conservação.
A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) realizou, entre os dias 20 e 31 de outubro, a segunda turma do curso de condutor ambiental de trilhas e caminhadas na Unidade Extrativista de Jamaracaru, localizada na Floresta Estadual (Flota) do Trombetas, no município de Óbidos, na região do Oeste paraense. A formação tem como objetivo capacitar os moradores para atuarem como condutores, fortalecendo o Turismo de Base Comunitária (TBC) e promovendo o desenvolvimento sustentável dentro das Unidades de Conservação. O curso reuniu extrativistas de castanha-do-pará e cumaru, que vivem e atuam na região.
A capacitação é resultado de uma parceria entre a Setur, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado (Ideflor-Bio) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que ministrou o módulo de primeiros socorros, reforçando a segurança e o preparo dos futuros condutores. O curso contou ainda com o apoio da Associação Mista Agrícola Extrativista dos Moradores da Comunidade Jamaracaru e Região (Acaje), parceria local na mobilização e apoio logístico das atividades.
Durante o curso, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas nas áreas de turismo, educação ambiental, técnicas de condução de trilhas e primeiros socorros, com foco na valorização do conhecimento tradicional, na hospitalidade e na conservação dos recursos naturais.
O gerente da Calha Norte do Ideflor-Bio, Ronaldison Farias, responsável pela região, destacou a importância do curso para o fortalecimento da economia local. “Esse curso é de grande importância para fomentar a geração de renda na comunidade e aproveitar os atrativos turísticos locais, como a cachoeira do Jamaracaru e as atividades de coleta da castanha e do cumaru, dentro de um modelo de turismo de experiência e de base comunitária”, frisou.
A extrativista e aluna do curso, Raquel Sampaio, também ressaltou o impacto da capacitação na formação de novas lideranças comunitárias. “Essa nova turma vem para fortalecer ainda mais os condutores da região. Com esses novos conhecimentos, vamos nos unir à primeira turma e formar uma só equipe, traçando novas estratégias para atender esse segmento do ecoturismo, que pode se tornar uma nova fonte de renda para todos nós”, disse. O primeiro curso foi realizada em 2023.
Para o técnico da Setur responsável pela capacitação, Antônio Pinheiro, a formação representa mais um passo importante para consolidar o turismo sustentável na região oeste do Pará. “Conseguimos fortalecer o protagonismo comunitário e apresentar novas oportunidades de renda para os extrativistas. Com mais essa turma formada, o Jamaracaru se consolida como exemplo de organização comunitária e potencial destino de ecoturismo amazônico, integrando preservação ambiental, cultura local e desenvolvimento social”, avalia.
