Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE
English Version

Pará recebe empresa AenBio visando estudos para adesão como empresa-âncora da ZPE de Barcarena

Projeto avaliado utiliza resíduos urbanos e oceânicos para produção e exportação de combustíveis sustentáveis para navios e aviões, aliado à economia circular e geração de empregos no Estado

Por Thais Menezes (CODEC)
03/11/2025 14h08

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), iniciou tratativas institucionais com a AenBio, empresa brasileira especializada em tecnologias limpas e biotecnologia aplicada à economia circular. Em reunião online realizada nesta segunda-feira (3), a empresa manifestou interesse inicial e apresentou proposta para possível instalação de uma unidade industrial de combustível renovável na futura Zona de Processamento de Exportação de Barcarena (ZPE Barcarena).

A proposta prevê a produção de combustível limpo e zero enxofre com base no reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos e oceânicos, além da estruturação futura de um EcoPark industrial voltado ao recebimento, triagem e conversão de resíduos oriundos da Região Metropolitana de Belém. A tecnologia reforça ações de economia circular e incentivo à cadeia verde com geração de emprego e renda qualificada.

O diretor executivo (sócio-gerente) da AenBio, Hélder Cunha da Silva, destacou que a avaliação do Pará está alinhada ao contexto da transição energética global. “O Pará reúne posição estratégica, infraestrutura crescente e um ecossistema institucional focado na sustentabilidade. Estamos avaliando o Estado como plataforma para um combustível renovável, sem enxofre e de baixa emissão, preparado para atender às metas internacionais de descarbonização. Transformar resíduos em energia e valor econômico é um movimento necessário e possível a partir da Amazônia.”

O diretor de Estratégias e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, ressaltou que o interesse apresentado converge com a política de desenvolvimento econômico sustentável adotada pelo Estado. “A implantação da ZPE de Barcarena representa uma política industrial de Estado, com foco em inovação, empregos qualificados e sustentabilidade. Recebemos a proposta da AenBio com seriedade e critério técnico. O processo seguirá avaliação das áreas técnicas da Companhia, dentro dos trâmites legais, sempre com foco no interesse público e na consolidação de uma matriz produtiva limpa para o Pará.”

A AenBio encaminhará estudos e documentação técnica complementar para análise da Diretoria Técnica da Codec, conforme as diretrizes para projetos com potencial enquadramento no regime ZPE.
 
Participaram da reunião, pela AenBio, Hélder Cunha da Silva e Amos Soares. Pela Codec, além do diretor Pádua Rodrigues, estiveram presentes Aline Tavares, gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos, e Evandro Diniz, assessor.