Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS
English Version

Governo do Pará entrega obra de modernização da Avenida Duque de Caxias, em Belém

Intervenção reforça legado da COP30 com melhorias em mobilidade, urbanismo e qualidade de vida

Por Gustavo Pêna (SEOP)
04/11/2025 12h31

O Governo do Pará entregou, na manhã desta terça-feira (4), a obra de modernização da Avenida Duque de Caxias, em Belém. A intervenção reforça o compromisso do Estado com o aprimoramento da infraestrutura urbana, a segurança no trânsito e a qualidade de vida da população, em mais um investimento legado da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na capital paraense.

O governador Helder Barbalho destacou que a nova estrutura da via amplia a mobilidade e estimula o lazer e o bem-estar dos moradores. “Este é um dos bairros mais populosos da Região Metropolitana de Belém e a requalificação não apenas deixa o espaço mais bonito, mas garante sinalização adequada, arborização e equipamentos públicos para prática esportiva, criando um ambiente coordenado para veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres, seja caminhando, correndo ou andando de patinete”, afirmou.

Helder Barbalho ressaltou que as melhorias na Duque integram um conjunto de obras urbanas em curso na capital. “Estamos falando de cerca de 300 vias recuperadas na periferia, que ganharam infraestrutura urbana com drenagem, pavimentação, calçadas, meio-fio e sinalização. Esse legado fortalece o lazer, o turismo e o embelezamento da cidade, mas também traz dignidade à população que vivia na lama ou na poeira”, completou.

Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a obra incluiu academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, áreas para piquenique, espaço pet, nova pavimentação, iluminação em LED e sinalização com equipamentos de inteligência. As rotatórias foram revitalizadas, e os canteiros receberam floreiras, piso tátil, drenagem, grama e novas mudas. Outra inovação é a instalação de travessias cobertas, que oferecem abrigo contra sol e chuva, ampliando o conforto de quem circula pelo local.

“A Duque de Caxias passou por uma grande transformação, com recuperação do canteiro central, revitalização da ciclofaixa e criação de pista de caminhada. É uma entrega que valoriza a comunidade e deixa um legado de infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida”, destacou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Moradores da região comemoraram a entrega. “Eu costumo passear pela Duque, que antes era escura e não tinha espaço para pedestres, era mais voltada aos ciclistas e, às vezes, até aconteciam alguns acidentes. Agora, com essa nova estrutura, ficou muito melhor. Está moderno, com áreas para sentar e se exercitar, tudo voltado também para a saúde. O Governo do Estado está de parabéns. Moro aqui ao lado, então virou o meu quintal de luxo”, celebrou o servidor público Fernando Monteiro, 41 anos, que passeava pelo novo espaço acompanhado dos filhos.

“A avenida está muito bonita, então resolvi dar uma volta. Moro perto e agora vai ser um passeio diário. Está ótima, bem arborizada, com um espaço agradável. Esse horário da manhã é ótimo para praticar exercícios. Com certeza vou chamar as amigas para virem junto”, disse a autônoma Lilian Lopes, 53 anos.

Avenida estratégica para mobilidade e legado urbano

Com 2,5 quilômetros de extensão e cinco mil metros de pista de rolamento, a Avenida Duque de Caxias é estratégica para a mobilidade na área central de Belém, que absorve boa parte do trânsito da região. Além de estar localizada próxima ao Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, polos centrais da COP30, a via também funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.

A obra gerou cerca de 200 empregos diretos e resulta de convênio entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, com investimento de R$ 17,4 milhões.