Leo Gandelman e OSTP apresentam 'Canções da floresta do Amazonas' no Theatro da Paz
Concerto conta com cenário vivo de filmes da floresta, com narração de Ailton Krenak, e repertório que inclui Villa Lobos, Radamés Gnatalli e Tom Jobim
No dia 16 (domingo), o saxofonista e flautista Leo Gandelman junto com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz realiza o espetáculo “Canções da floresta do Amazonas”, uma carta aberta de celebração à riqueza cultural do Brasil, às 20h, no Theatro da Paz, sob a regência do maestro titular Miguel Campos Neto.
O espetáculo apresenta um repertório com composições de Villa Lobos, Tom Jobim, Radamés Gnatalli e do próprio Gandelman. O saxofonista explica que o repertório foi construído para retratar cada detalhe presente na floresta. “Cada música do concerto carrega o som da floresta, das águas, o sussurro das folhas, a força dos povos que resistem e celebram ali sua existência”.
Para o maestro Miguel, a escolha das canções é uma celebração e exaltação da música. “Celebra a música brasileira e a música inspirada na Amazônia através do saxofone, com composições feitas para saxofone e orquestra, por exemplo, a música de Tom Jobim e Heitor Villa Lobos, que escreveu sobre a Amazônia como ninguém”.
O concerto conta com cenário vivo composto de filmes da floresta e fotos dos povos indígenas, produzidos pelo fotógrafo Cafi, com direção de arte de Oskar Metsavaht e narração de Ailton Krenak. “Vamos apresentar música de concerto brasileira para saxofone e orquestra — o que já é uma raridade por si só — emoldurada por um trabalho artístico, onde são mostradas também imagens lindíssimas da floresta, que nós captamos, e que contam uma história poderosa e sensível. É som e imagem se encontrando para celebrar a Amazônia de um jeito emocionante e inesquecível”, ressalta Leo.
Emoção - Para o artista é muito significativo trazer a apresentação para a cidade neste momento tão importante. “A emoção de trazer essa turnê para Belém é imensa. É voltar para perto da floresta, a Amazônia é nossa razão inspiracional, nesse momento de se fazer cumprir as metas do Acordo de Paris. Estar aqui, na COP 30, é mais do que um concerto, é um reencontro com o que nos move e nos conecta ao mundo’.
Os ingressos custam R$ 2 e podem ser adquiridos a partir das 18h do dia 16/11 na bilheteria do Theatro da Paz (duas unidades por pessoa).
Serviço:
Espetáculo “Canções da floresta do Amazonas” - Leo Gandelman e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Data: 16 de novembro
Horário: 20h
Local: Theatro da Paz
Ingressos: R$ 2, a partir das 18h do dia 16/11 na bilheteria do Theatro da Paz (duas unidades por pessoa).
Texto: Lorena Saraiva
