Educação paraense é destaque na COP 30 com política inovadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com o painel “Educação pela Amazônia: a Política de Educação Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Clima do Pará”, realizado na Greenzone, Pavilhão Pará, no Parque da Cidade, na tarde desta segunda-feira, 10.
A atividade foi promovida pela Coordenação de Educação Ambiental e pela Direção do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), com o objetivo de apresentar as ações pioneiras do Estado na integração entre educação, meio ambiente e inovação tecnológica.
Participaram do painel o secretário-adjunto de Regime de Colaboração (Sarc), Diego Maia, o coordenador de Educação Ambiental, Mauro Tavares, o diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy e a estudante Tamires Eleres.
Durante o encontro, o secretário-adjunto Diego Maia destacou o protagonismo do Pará como o único Estado brasileiro a institucionalizar a educação ambiental como componente curricular obrigatório, integrando o tema ao processo de ensino-aprendizagem.
“O Pará é hoje o único Estado do Brasil que implementou a educação ambiental não como tema transversal, mas como parte do processo pedagógico. Isso está dentro do nosso currículo estadual, com material autoral e avaliação própria. A COP30 é uma oportunidade de mostrar nossos avanços, com uma política que une educação, inovação e clima”.
O coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, ressaltou a importância da política pública para a formação de novas gerações comprometidas com o meio ambiente.
“É uma oportunidade de diálogo com a sociedade sobre a importância de implementar o componente de educação ambiental nas escolas. Hoje, existe um percurso formativo estruturado, desde os anos iniciais até o ensino médio, que fortalece a formação do cidadão ecológico. Nosso objetivo é contribuir para um futuro melhor, no qual a sustentabilidade seja um valor cotidiano”, destacou.
Representando os estudantes da rede pública, Tamires Eleres, aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, compartilhou sua experiência com a disciplina de Educação Ambiental e seu impacto pessoal.
“A educação ambiental mudou minha forma de ver o mundo. Foi a partir dela que desenvolvi projetos científicos, escrevi meu primeiro livro sobre desmatamento e ampliei meu olhar crítico sobre a sociedade. Ela é fundamental para transformar atitudes e formar cidadãos conscientes, desde a educação infantil até o ensino médio”, relatou a estudante.
O diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy, destacou o papel do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) na promoção de uma aprendizagem ativa e conectada aos desafios amazônicos.
“O Ciseb nasce como uma resposta concreta ao desafio de tornar a educação pública mais inovadora, conectada e sustentável. Ele combina tecnologia, criatividade e formação continuada, tornando professores e estudantes protagonistas na criação de soluções para os desafios climáticos e ambientais. Nosso compromisso é fazer da Amazônia um território onde se experimenta uma nova forma de educar, mais criativa, colaborativa e conectada ao planeta”, afirmou.
Educação Ambiental
A Política Estadual de Educação Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Clima, instituída em 2024, conta com seis pilares, entre eles a criação do componente curricular de Educação Ambiental e a consolidação dos Cisebs como centros de referência em práticas inovadoras. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Pará em construir uma educação pública transformadora, inclusiva e alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
