Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CRIME
English Version

Operação conjunta cumpre mandados de prisão por tráfico de drogas e associação criminosa, em Abaetetuba

Operação “Escudo Fase III” teve como objetivo desarticular ações de organização criminosa no município

Por Esther Pinheiro (PC)
11/11/2025 14h07

Nesta terça-feira (11), a Polícia Civil, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a operação "Escudo Fase III" em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. O objetivo da ação foi cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão pelos crimes de associação criminosa, tráfico de drogas, extorsão, ameaça e planejamento de atentado.

A ação é um desdobramento de ações contínuas de repressão qualificada contra uma organização criminosa responsável pelo aumento de atos de violência no município, incluindo as conhecidas "caixinhas", tráfico de drogas e atentados contra as forças de segurança. A escalada de violência se intensificou após a morte de duas lideranças da organização em uma operação que ocorreu no Rio de Janeiro e um ataque a uma viatura da PM durante o velório dos dois homens em Abaetetuba. 

Segundo o diretor de Polícia do Interior, Hennison Jacob, a primeira fase da “Operação Escudo” teve início em novembro deste ano como resposta. “O resultado foi a prisão da irmã de um dos homens mortos, investigada por assumir o controle local e planejar retaliações. Também foram feitas prisões em flagrante de outros integrantes por tráfico e extorsão, todos ligados à arrecadação de fundos para o grupo criminoso”, explicou o diretor. 

Continuidade das ações - Durante a terceira fase da operação , foram cumpridos os mandados de prisão preventiva  de dois investigados, sendo apreendidos dois aparelhos celulares. Um deles é apontado como "disciplina" da organização.

Os agentes também cumpriram o mandado de prisão contra um homem que já se encontrava custodiado no presídio de Abaetetuba. Um dos investigados segue foragido e investigações estão em andamento para localizá-lo.

De acordo com o titular da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, Mhoab Khayan, o desdobramento da operação reforça o trabalho contínuo de combate à criminalidade da região. “No decorrer das diligências, as equipes da Polícia Civil realizaram prisão em flagrante de mais uma dupla, também membros do grupo criminoso.  Ambos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, sendo apreendidos 15 papelotes de substância análoga à crack”, explicou o superintendente.

Os detidos e o material apreendido foram conduzidos à Superintendência Regional para a realização dos procedimentos cabíveis. Os indivíduos seguem em processo de transferência para o presídio do município, permanecendo à disposição da Justiça.

Texto de Rebeca Reis, estagiária, sob supervisão de Esther Pinheiro (Ascom/PC)