Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CRIME
English Version

Fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos apreende 16,5 quilos de drogas no Arquipélago do Marajó

A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina realizada pela equipe do Grupamento Fluvial de Segurança Pública em conjunto com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Por Roberta Meireles (SEGUP)
11/11/2025 16h53

Na tarde desta terça-feira (11), uma ação de fiscalização integrada da Base Integrada Fluvial ‘Antônio Lemos’, vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), resultou na apreensão de 16,5 kg de entorpecentes semelhantes a maconha do tipo skunk, dentro de duas carretas transportadas em uma embarcação com origem em Manaus e destino em Belém. 

A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina realizada pela equipe do Grupamento Fluvial de Segurança Pública em conjunto com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na abordagem à embarcação E/M Edivaldo Neto, que transporta passageiros, veículos e cargas na rota Amazonas-Pará. Com o auxílio do cão farejador Jay Z, do Batalhão de Ações com Cães da PMPA, foi possível localizar em uma carreta dez tabletes de drogas. Em seguida, em outro veículo, foram localizados mais seis tabletes do mesmo tipo de entorpecentes, maconha do tipo skunk, totalizando 16,5 kg. 

Para o titular da Secretaria de Segurança, Ualame Machado, cada apreensão realizada por meio das equipes que atuam nas Bases Fluviais, demonstra a assertividade da estratégia para a malha fluvial e o reconhecimento que o governo do Pará, por meio do Sistema de Segurança, vem recebendo. 

“Mais uma apreensão é realizada para reforçar que estamos no caminho certo. Retirando as drogas de circulação, nós estamos desarticulando o tráfico de drogas, grupos criminosos e, consequentemente, reduzindo a criminalidade, pois outros crimes podem ser cometidos a partir do tráfico de drogas. Portanto, parabenizo todos os agentes que estão diuturnamente monitorando e em ação na malha fluvial. E reitero que os resultados obtidos a partir das Bases têm sido reconhecidos por estudos nacionais, a exemplo da cartografia da violência na Amazônia, lançada ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reconhece as bases como uma boa prática essencial para o combate a criminalidade no Pará e na Amazônia”, afirmou Ualame Machado. 

Diante dos fatos, o material foi apreendido e será conduzido para procedimentos cabíveis na Superintendência Regional de Breves. A Polícia Civil segue com a investigação para identificar os responsáveis pelo envio do material ilícito.