Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA PELA VIDA
English Version

Campanha de doação de sangue do Hospital do Tapajós tem apoio do Exército e Hemopa

Em dois dias da campanha, o HRT reforça o estoque com o auxílio do Hemocentro Regional de Santarém e, pela primeira vez, do 53º Batalhão de Infantaria de Selva

Por Governo do Pará (SECOM)
12/11/2025 18h08

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste paraense, realiza nesta quarta e quinta-feira (12 e 13 de novembro) a 5ª Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Santarém, vinculado à Fundação Hemopa. Pela primeira vez, a iniciativa conta também com o apoio do 53º Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS), que participa com militares no suporte à ação e na doação.

A 5ª campanha de doação no HRT continuará na quinta-feira, 13 de novembro

Desde que entrou em funcionamento, em dezembro de 2021, a Agência Transfusional do HRT contabiliza 6.550 transfusões de sangue, o que representa uma média de 250 procedimentos mensais. A estrutura garante mais agilidade e segurança aos pacientes da região do Tapajós que necessitam de transfusão.

Lúdya Oliveira doou pela primeira vez

De acordo com a supervisora da Agência Transfusional, Lúdya Oliveira, a campanha é realizada em um momento importante para reforçar o estoque de sangue e garantir o atendimento aos pacientes. “Esta campanha reforça a importância de garantir o estoque de sangue no Hospital e, com isso, reduzir o tempo de espera para pacientes que necessitam de transfusão”, destacou.

Descentralização - O diretor Técnico do HRT, Lucas Vergani, ressaltou o impacto da parceria e do engajamento da comunidade. “Com a Agência Transfusional em pleno funcionamento, conseguimos descentralizar a assistência, trazer mais segurança e agilidade para quem depende de uma bolsa de sangue. Ver a população e instituições como o Exército abraçando essa causa é extremamente significativo”, afirmou.

Doadores fazem seus registros para incentivar outros voluntários, destacando a importância da doação

Entre os doadores desta quinta campanha está a servidora pública Eliude Ramos, 38 anos, que doou pela primeira vez. “Na hora que vi a divulgação da campanha decidi doar. Achei que ficaria com medo, pois tenho medo de agulha, mas foi bem tranquilo. Teve lanchinho antes e depois; gostei muito. Agora, sempre vou doar”, assegurou.

A campanha prossegue até esta quinta-feira (13), no Hospital Regional do Tapajós, localizado na Avenida Marechal Rondon, Bairro Boa Esperança. Os interessados devem comparecer ao local portando documento oficial com foto, e atender aos critérios básicos de doação de sangue.

Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT