Comitiva de gestores de educação visita o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Seduc
Nesta quarta-feira (12), o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu uma comitiva de educação para visita aos espaços e projetos realizados pelos alunos da rede pública estadual.
Representantes do Ministério da Educação (MEC) e da secretaria de Educação do Amapá conversaram com estudantes e tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas do espaço.
A secretária de educação básica do MEC, Kátia Schweickardt, falou do encantamento com as tecnologias e ações realizadas no Centro.
“Nossa, eu fiquei encantada com essa iniciativa. Primeiro porque também sou uma pessoa da Amazônia, trabalho há muitos anos no Amazonas, estou agora no MEC na educação básica, e eu sempre tenho dito que a Amazônia tem muito potencial pra ensinar o Brasil e o mundo. Se não do modo como o conhecimento está produzido no Sul e Sudeste do Brasil, mas a partir do que a gente tem de riqueza, dos nossos conhecimentos tradicionais, de tudo que se produz aqui na floresta e de tudo que o nosso povo da floresta faz, das suas tecnologias pra conservar esse bioma. A iniciativa do CISEB é muito de ponta, porque junta esses conhecimentos tradicionais, os materiais da floresta, com tecnologia, e com o potencial dos nossos estudantes e dos professores aqui do Pará. Então, acho que é uma iniciativa que pode inspirar muito, não só os outros estados da Amazônia, mas como todo o Brasil. Para nós, a educação básica foi uma tarde muito importante, assim, no dia que a gente está, aqui, vivenciando a educação na COP30, e acho que foi disruptivo para mim”, frisou a secretária
O Ciseb integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. O centro possui ambientes modernos, preparados para a formação contínua de professores, e para o aprendizado de estudantes da rede estadual e municipal, que terão acesso a práticas inovadoras no dia a dia escolar.
Também estava presente na programação da visita a secretária de Estado Educação do Amapá, Sandra Casimiro. Ela destacou o protagonismo que o Centro proporciona para os estudantes.
“Quero parabenizar o governador e a secretaria de Estado da Educação do Pará por estar proporcionando tudo isso para os estudantes. A gente já vê todo o retorno que os estudantes já estão dando, elaborando projetos, programação de computadores, projetos inovadores e, principalmente, projetos voltados para sustentabilidade, para a utilização prática. Então, vivência, a teoria vinculada à prática, isso traz o protagonismo efetivo dos nossos estudantes. Então, o Pará está de parabéns, já estou querendo fazer essa parceria com o estado do Amapá para que a gente possa também compartilhar tudo o que vocês estão fazendo aqui e lá com os nossos professores em especial com os nossos alunos também”, ressaltou a gestora de educação
A visita foi conduzida pelo diretor de inovação da Seduc, Rafael Herdy, que destacou o reconhecimento do Centro como referência para o fortalecimento e destaque dos alunos da rede pública.
“Para nós, paraenses, que desenvolvemos projetos aqui no Norte, ter esse reconhecimento do Ministério da Educação vindo até o CISEB, in loco, é um orgulho muito grande, mostra que estamos no caminho certo, mostra que o trabalho que é desenvolvido aqui pode servir de referência para o Brasil e, cada vez mais, a educação no Pará vem mostrando que é capaz, que é potente, que é poderosa e que transforma”, frisou Rafael Herdy
Como utilizar o Ciseb - O atendimento do Ciseb funciona todos os dias, sendo segunda, quarta e sexta para estudantes e terça e quinta para professores. Todas as escolas do Pará podem utilizar os espaços do Centro desde que agendem com antecedência
