Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES INTEGRADAS
English Version

COP30: Pará é destaque no Pavilhão Brasil com a redução de desmatamento e queimadas

As operações Curupira e Amazônia Viva, além do trabalho das bases integradas fluviais, foram apresentadas no painel sobre Segurança na Amazônia

Por Denilson Almeida (SECOM)
12/11/2025 22h11

O resultado das ações realizadas pelo Governo do Pará que garantiram a redução de 60% do desmatamento e 85% dos focos de queimadas no estado foi o principal case apresentado no painel “Plano Amas: Amazônia Segurança e Soberania”, no Pavilhão Brasil da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A exposição, realizada nesta quarta-feira (12), foi conduzida pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O painel reuniu autoridades e especialistas para discutir estratégias de enfrentamento a crimes ambientais e o fortalecimento da segurança na região amazônica. Participaram também o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, que abordou investimentos na região e o papel do Fundo Amazônia, e o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire.

Segurança integrada na Amazônia

Durante a apresentação, o secretário Ualame Machado destacou o protagonismo do Pará no combate ao desmatamento ilegal e aos crimes ambientais, com base nas operações Curupira e Amazônia Viva. “São ações cujas estratégias se baseiam em inteligência, integração e investimentos. O Pará tem uma geografia muito particular, e o nosso plano de atuação envolve tanto o sistema de segurança pública quanto os órgãos ambientais”, ressaltou.

No enfrentamento ao narcotráfico, o titular da Segup apresentou o trabalho desenvolvido nas bases fluviais integradas Antônio Lemos e Candiru, instaladas na Ilha do Marajó e na região oeste do estado, que resultaram na apreensão de duas toneladas de drogas apenas no primeiro semestre deste ano.

Uma terceira base fluvial está em fase de conclusão e será implantada nas proximidades de Abaetetuba, na região de integração do Baixo Tocantins.

As iniciativas do Pará foram reconhecidas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “As bases fluviais integradas e a operação Curupira são exemplos de ações efetivas que levaram o Pará a um novo patamar no combate ao desmatamento e às queimadas. Viemos compartilhar essa experiência para que outros estados e países possam adotar estratégias semelhantes e o Pará seja um exemplo para todo mundo”, reforçou Ualame Machado.

Resultados concretos

- Redução do desmatamento: De 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025, o Pará apresentou redução de 60% da área desmatada, segundo o Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que representa 297 km² a menos de área degradada.

- Redução de queimadas: Também de acordo com o Inpe, o Pará registrou queda de 85% no número de focos de queimadas entre julho e setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024.

Com ações integradas e resultados expressivos, o Pará reafirma seu compromisso com a proteção da Amazônia e com o fortalecimento da segurança ambiental e territorial da região.