Hospital de Oriximiná faz 3.462 atendimentos, este ano, com ajuda do Serviço ao Usuário
Serviço funciona como canal de comunicação entre o hospital e a população, garantindo escuta ativa e acolhimento aos usuários
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), realizou, entre janeiro e outubro de 2025, um total de 3.462 atendimentos aos usuários do hospital. O serviço se consolida como um importante canal de comunicação regulamentado, que fortalece a interação entre a população e o serviço de saúde.
O SAU tem como principal objetivo oferecer suporte e esclarecimentos sobre os serviços ofertados pelo hospital, além de registrar elogios, reclamações e sugestões, promovendo a melhoria contínua da qualidade assistencial.
A moradora do município de Terra Santa, Jerlane da Silva Valeta, 35 anos, que acompanhava o irmão em um exame de tomografia, conheceu o serviço durante sua visita à unidade. “É a primeira vez que venho ao hospital e não conhecia o serviço. As pessoas são educadas e acolhedoras, e a marcação do exame foi super rápida. Acho importante termos esse canal para ter voz e ajudar a melhorar o atendimento”, destacou Jerlane.
A agente de portaria Geiza Katia Silva de Almeida, 49 anos, moradora de Oriximiná, também utilizou o SAU durante um atendimento no setor de imagem. “Conheci o serviço, por meio de um panfleto na recepção, que informava o contato para dúvidas e reclamações. Anotei o número e, no dia seguinte, me ligaram para confirmar a consulta da minha filha. É um atendimento excelente”, afirmou.
Canal de interação com o usuário
Implantado em 24 de janeiro de 2025, o SAU funciona como um elo entre o usuário e o hospital, assegurando que as manifestações sejam tratadas com atenção e transparência.
A enfermeira da qualidade e supervisora do serviço, Fernanda Almeida, destaca a importância do setor: “Por meio do SAU, nossos usuários têm uma voz ativa, e são os principais avaliadores da qualidade do nosso serviço, desde a entrada até a saída do hospital.”
Fernanda reforça ainda o compromisso do serviço com a ética e a proteção de dados: “Todas as manifestações registradas são tratadas de forma pontual, com prazos definidos, seriedade e total respeito à legislação de proteção de dados dos usuários.”
Como acessar o SAU do HRMJ
Os usuários podem procurar o SAU presencialmente no hospital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou entrar em contato pelos seguintes canais:
E-mail: sau@hrmj.ismsaude.org.br
Telefone: (93) 3191-0688 (Ramal 4)
Atendimento humanizado e 100% SUS
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em média e alta complexidade na região da Calha Norte. A unidade conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento, oferecendo atendimento integral e humanizado aos pacientes.
O hospital dispõe de uma equipe multiprofissional composta por enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, além de consultas ambulatoriais em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e traumatologia, garantindo acesso à saúde pública de qualidade para a população de Oriximiná e região.
Texto de Uéliton Martins, analista de comunicação
